Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Detox eliminam excessos do Carnaval

Detox eliminam excessos do Carnaval

seg, 10/03/2014 - 12:14 -- Alice Cordeiro
Sucos, frutas e verduras

Depois de muitos dias de folia, o corpo sofre com os excessos cometidos pela má alimentação e ingestão de bebidas alcoólicas durante o Carnaval. Os sintomas de um organismo intoxicado podem ser físicos e mentais, tais como: cansaço, sono durante o dia, falta de concentração, má digestão, alergias, inchaço, enfraquecimento do sistema imunológico entre outros. Para equilibrar o organismo e repor os nutrientes perdidos, nutricionistas aconselham o consumo de bastante líquido e uma alimentação baseada em alimentos detox.

Os alimentos detox (detoxificantes ou desintoxicante) auxiliam as células na eliminação de toxinas, fazendo uma faxina geral no organismo. “Estes alimentos tornam as toxinas hidrossolúveis e, assim, facilitam sua eliminação por meio da urina, bile ou suor. Além disso, para combater os sintomas dos excessos cometidos no Carnaval também é importante beber bastante líquido, o que mantém a hidratação em dia, evita a retenção de líquidos e garante o pleno funcionamento do organismo”, explica a nutricionista e diretora da Personal Diet Assessoria e Consultoria em Nutrição, Ariane Madureira.Ariane Madureira da Personal Diet

De acordo com Ariane, uma alimentação balanceada também é considerada desintoxicante. Por isso, para eliminar toxinas basta seguir um cardápio baseado em vegetais, frutas, leguminosas, grãos integrais e peixes frescos. Gorduras boas, como as encontradas em castanhas e no azeite extra virgem (com acidez menor que 0,5%), também são liberadas, desde que consumidas com moderação. Além disso, o consumo de 2 a 3 litros de água por dia e sucos de frutas naturais, água de coco e chás naturais também colabora para a eliminação das toxinas.

Para intensificar o processo de desintoxicação, a nutricionista sugere uma receita de suco detox. “Bata uma fruta de preferência com raspas de gengibre e gelo feito de couve. Esse suco é uma composição diurética, termogênica e protege o fígado. Ele pode ser consumido pela manhã, ao acordar, quando o corpo está em jejum e precisa de nutrientes”, ensina a nutricionista.


Confira outros alimentos que auxiliam na desintoxicação do organismo

- Abacaxi: diurético, facilita a digestão e auxilia na desobstrução do fígado.
- Maçã: suas fibras funcionam como esponja dentro das artérias, ajudando na eliminação do colesterol. Antiácida, ainda ativa o fígado e dissolve o ácido úrico que retém líquidos.
- Melancia: possui propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo.
- Couve: carrega doses de ferro, que ajudam na formação de hemoglobina que transporta oxigênio para os tecidos.
- Gengibre: rico em fibras estimula a digestão, alivia a prisão de ventre e ativa o metabolismo.
- Arroz integral: rico em fibras, faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, auxiliando a pelo mais saudável.
- Fibras: aveia, linhaça, cevada e gérmen de trigo melhoram a função intestinal e eliminação de toxinas.

 

“Para um bom resultado, o ideal é não consumir alimentos industrializados e ricos em sal, açúcar ou gordura durante o período da dieta detox. Por isso, evite carne vermelha, frango, manteiga, margarina, café, pães feitos com farinha de trigo. Esteja atento aos alimentos em caixinhas e latinhas, pois costumam possuir uma grande quantidade de conservantes dificultando a digestão e sobrecarregando o fígado”, finaliza.
 

Comentários

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
10 + 5 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.