Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Vacinação antirrábica prossegue na Região Serrana de Macaé

Vacinação antirrábica prossegue na Região Serrana de Macaé

qui, 08/06/2017 - 11:39 -- Divercidades
Créditos: 
Foto: Divulgação
cão sendo vacinado

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde prossegue com a campanha de vacinação antirrábica em Macaé. Nesta semana, os agentes estão nas localidades de Cabeceira do Sana, Sana e Frade, das 9h às 16h. Até a terça-feira (6), foram vacinados cerca de mil animais entre cães e gatos. A meta, deste ano, é imunizar mais de 20 mil animais em todo município, envolvendo seis médicos veterinários e 144 agentes de Combate a Endemias.

Os dados dos animais vacinados contra a raiva na última campanha, realizada pelo CCZ em 2016, apontam para mais de 16 mil cães e cerca de três mil gatos. A campanha de vacinação antirrábica na área urbana começa no próximo dia 22, em Imboassica, e vai prosseguir em mais 50 locais. “O cronograma deste ano, que teve início na área rural, dia 29 de junho, deve terminar no dia 5 de setembro, atingindo todas as localidades das regiões urbana e serrana da cidade. Na serra macaense, devem ser aplicadas cinco mil doses da vacina”, informa Flávio Paschoal, coordenador administrativo do CCZ.

A raiva é uma doença em que o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de "sangue quente", domésticos ou selvagens, ou seja, cães, gatos, macacos, morcegos e outros, incluindo o homem. Ela é transmitida ao ser humano pelo contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus. “A vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção. Assim, é preciso que os proprietários de cães e gatos levem seu animal de estimação para se vacinar”, recomenda Rafael Amorim, da coordenação de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses.

Cronograma de vacinação que segue na Região Serrana em junho

  • Quinta e sexta-feira (8 e 9) – Frade (Praça Principal), Crubixais, Morete e Boa Alegria (Volante);
  • Segunda e terça-feira (12 e 13) – Córrego do Ouro (Praça Principal);
  • Quarta-feira (14) – Trapiche (Praça do Hospital);
  • Segunda-feira (19) – Serra da Cruz (Na Praça, fixo e volante);
  • Terça e quarta-feira (20 e 21) – Glicério (Praça Principal).

Informações da prefeitura de Macaé
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.