Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Saúde realiza ação de prevenção no Imburo nesta terça

Saúde realiza ação de prevenção no Imburo nesta terça

seg, 28/08/2017 - 11:59 -- Divercidades
Créditos: 
Foto: Maurício Porão
enfermeira escutando coracao pacaiente

Com o intuito de promover a integração dos usuários e trabalhar a prevenção de doenças e a promoção da saúde, a equipe da Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Aterrado do Imburo promove ação de prevenção, nesta terça-feira (29), a partir das 14h.

Na ocasião, a assistente social Elizabeth Costa Telles fará uma palestra com o tema "Violência contra os idosos", sugerida pela comunidade. Uma equipe multidisciplinar composta por enfermeira, médica, terapeuta ocupacional, nutricionista, dentista, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde estarão presentes para tirar as dúvidas dos usuários.

De acordo com a gerente da unidade, a enfermeira Josane de Oliveira, a ação faz parte do trabalho desenvolvido no grupo de Educação em Saúde e acontece sempre na última terça-feira do mês, quando a comunidade e profissionais se reúnem e debatem um assunto de interesse dos usuários. "O engajamento da equipe com os moradores da localidade é fundamental neste processo de cuidado efetivo". Nesses encontros também são oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, orientações sobre hipertensão, diabetes, entre outros.

A unidade do Aterrado do Imburo oferece atendimento médico e odontológico, nutrição, fisioterapia, assistente social, realiza preventivos e pré natal, curativos, vacinas e acolhimento para o serviço de Saúde Mental.

Atualmente, Macaé conta com 46 grupos de ESF que atendem 160 mil macaenses, o que corresponde a cerca de 70% da população. A Saúde da Família é uma estratégia prioritária adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para a organização da atenção básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As equipes responsáveis pela população de uma área determinada são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

Informações da prefeitura de Macaé
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
12 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.