Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Prevenção de doenças respiratórias

Prevenção de doenças respiratórias

ter, 14/05/2013 - 09:02 -- Divercidades
menina espirrando

Nessa época do ano, o tempo mais frio favorece o surgimento das doenças respiratórias. Mas, a queda nas temperaturas não é o único motivo causador. Segundo o alergista Rossy Bastos Júnior, a variação térmica durante o dia com períodos mais frios e outros mais quentes, a baixa umidade relativa do ar que torno o tempo mais seco, a poluição e a exposição a ar-condicionado e ventiladores, também contribuem para a manifestação das doenças.

O consultório especializado em alergia Entusiasma de Macaé, onde o médico atua, costuma registrar aumento de até 50% de casos de doença respiratórias. As mais comuns são: resfriado, asma, rinite, conjuntivite, bronquiolite, amidalite e pneumonia. Embora alguns fatores externos não possam ser evitados pelas pessoas, há medidas simples que podem ajudar a evitar esses problemas de saúde.

O alergista Rossy indica:

  • Evitar lugares fechados e aglomerações em quaisquer circunstâncias;
  • Tossir e espirrar sempre em lenço de papel e descartá-lo após o término do uso;
  • Se estiver doente, evitar ir a locais públicos como escola ou ambiente de trabalho;
  • Manter atualizada a vacina contra a gripe que está disponível na rede pública para grupos prioritários como idosos e gestantes, por exemplo;
  • Se imunizar com a vacina antipneumocócica também ofertada na rede pública de saúde;
  • Umidificar o ar utilizando umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água;
  • Alimentar-se equilibradamente com cardápio colorido e rico em frutas;
  • Consultar o médico para verificar a necessidade de suplementação com vitamina D e C;
  • Higienizar as mãos com frequência;
  • Lavar as roupas de frio antes de utilizá-las;
  • Abrir as janelas e portas para que a casa fique bem arejada;
  • Limpar a casa com produtos que matam ácaros.

Apesar de causar mal estar, em muitos casos a doença respiratória manifesta sintomas mais leves e a pessoa acaba melhorando sem tomar remédios ou se tratar. Porém, alguns sintomas alertam para a necessidade de buscar ajuda especializada. Rossy orienta procurar assistência médica se houver manifestação de sinais como febre, cansaço, chiado no peito, dor torácica, secreções amareladas ou esverdeadas na boca e nariz e dor de cabeça forte. O tratamento das doenças respiratórias é feito basicamente com hidratação e medicamentos.

Alérgicos

As pessoas que tem alergia já diagnosticada podem utilizar produtos alergênicos para sofrer menos o impacto do tempo mais frio, já que nessa época as crises alérgicas podem aparecer com mais força. Há muitas opções de produtos no mercado com linhas de limpeza, maquiagem, sono, etc. De acordo com Ana Cristina de Lacerda Gama, proprietária da loja Vitalité de Macaé, entre os produtos mais procurados nesse período estão as capas antiácaros de travesseiro e de colchão.
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.