Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Oxigeneoterapia ganha força no tratamento da surdez súbita

Oxigeneoterapia ganha força no tratamento da surdez súbita

qua, 06/10/2021 - 20:56 -- Tathiana Campolina
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
A otorrinolaringologista Elisa Figueiredo vê a oxigenaterapia como complemento à medicação para tratar a surdez súbita.

Edição nº 56/ Julho 2021

Texto: Tathiana Campolina

Imagina acordar um dia sem ouvir ou com a sensação de ouvido entupido ou ainda com um zumbido. Assim é a surdez súbita. De uma hora pra outra, você pode acordar com algum desses sintomas.
Foi o que aconteceu com Alex Sandro Serafim. Um dia, ele acordou sem ouvir do lado esquerdo. “Fiz vários exames e fui diagnosticado com surdez súbita. A médica me indicou o tratamento com a câmara hiperbárica após eu não obter resultados com vários remédios. Na décima sessão, comecei a ouvir novamente. Fiz 20 sessões ao todo, mas agora preciso fazer uma reavaliação”, conta.De acordo com a otorrinolaringologista Elisa Figueiredo Arantes, as causas da surdez súbita podem ser várias e, normalmente, ela afeta apenas um ouvido. “Devido a algum processo inflamatório ou isquêmico agudo, a cóclea (região do ouvido responsável pela audição) apresenta um mal funcionamento e gera uma queda súbita da audição. Entre as principais causas estão as doenças virais e vasculares, sendo que, alguns casos mais raros, podem estar relacionadas a tumores, doenças autoimunes e uso de medicações chamadas ototóxicas”, explica.
Elisa reforça que, normalmente, o paciente apresenta melhora parcial ou até total, desde que o tratamento seja instituído no início dos sintomas. A médica destaca que a oxigenoterapia é um tratamento adjuvante importante. “Ela pode ser oferecida de maneira precoce, em conjunto com as medicações prescritas, ou como terapia de resgate, quando não há melhora com o tratamento farmacológico. Cada caso deve ser avaliado individualmente”, salienta.O médico hiperbarista da clínica O2HM, Cristiano Alonso, explica como a oxigenoterapia atua no tratamento. “Se o paciente estiver com um quadro inflamatório, causando algum tipo de inchaço ou edema na estrutura do ouvido, pouca vascularização ou até alguma ferida na região, a oxigenoterapia permite a regressão, fazendo com que o sangue circule novamente no ouvido, proporcionando o retorno da audição. É muito gratificante acompanhar o tratamento do paciente, pois a resposta é rápida e muito boa”, revela.
Dr. Cristiano destaca que, atualmente, há um grande número de pacientes com surdez súbita em tratamento na O2HM. “A oxigenoterapia é mais uma ferramenta para auxiliar o médico no tratamento”, conclui.

O2HM
CENTRO
Rua Dr. Júlio Olivier, 380 - Sala A
IMBETIBA
Rua Dr. Bueno, 627
Tel. 22 2759-9082 / 99104-3406
E-mail: oxigenoterapia@yahoo.com.br

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
8 + 11 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora