Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Oficina culinária orienta idosos a adotar alimentação saudável

Oficina culinária orienta idosos a adotar alimentação saudável

seg, 04/09/2017 - 10:56 -- Divercidades
Créditos: 
Divulgação
idosos reunidos comendo

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) e a Coordenadoria Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), iniciou na semana passada o Projeto Oficina Culinária com os idosos. A proposta da ação é melhorar o hábito alimentar visando a prevenção de doenças.

A oficina será sempre na última quinta-feira do mês, das 8h às 11h30 e o público-alvo são os idosos que pertencem ao programa. O projeto conta com a execução e acompanhamento de nutricionista e assistente social.

Segundo a gerente do programa, Denise Taranto, este projeto é fundamental, pois permite resgatar a memória alimentar, estimular a alimentação saudável e ainda promover a socialização entre os idosos, respeitando a cultura da região.

A primeira oficina foi realizada pela nutricionista Lilian Scherrer, e o cardápio foi espaguete de abobrinha e cenoura, caldo de legumes, escondidinho de carne e suco de melancia com gengibre.

Idoso

O atendimento no Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso é realizado através de geriatras, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e terapeuta ocupacional. Os principais objetivos do Paisi são: promoção de envelhecimento ativo; manutenção e melhoria da capacidade funcional dos idosos; prevenção de doenças; reabilitação daqueles que tenham sua capacidade funcional restringida e para os que adoecem uma boa recuperação.

O Paisi também disponibiliza seus profissionais para prestarem atendimento aos idosos de instituições asilares do município (Casa do Idoso e Recanto do Idoso). Além disso, acontecem encontros abertos à comunidade com o grupo de apoio aos familiares e cuidadores de portadores de doença de Alzheimer e outras demências. Ainda há reunião, com grupo de apoio que trabalha em conjunto com os portadores da doença de Parkinson e seus familiares.

Para fazer parte do programa o idoso deverá ter 60 anos ou mais e passar pela avaliação da equipe multiprofissional. O PAISI está localizado na rua Dr. Bueno, 190, no bairro Imbetiba. O telefone do programa é (22) 2759-9504.

Informações da prefeitura de Macaé

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
11 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.