Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Novembro azul alerta para prevenção

Novembro azul alerta para prevenção

seg, 18/11/2013 - 11:05 -- Leila Pinho
Categoria: 
Homem de meia idade consultando o médico

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Em novembro, mês mundial de combate ao câncer de próstata, várias instituições são iluminadas de azul para lembrar a importância da prevenção da doença. Por isso, o mês é chamado de novembro azul.

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) divulgou novas recomendações relativas ao câncer de próstata. Entre elas, a mais importante é a mudança da idade indicada para que os homens façam os exames de prevenção. A partir de agora, a orientação é fazer o diagnóstico precoce aos 45 anos para homens negros ou com histórico da doença na família e, aos 50 anos para os demais. São considerados os casos de câncer na família entre parentes mais próximos como pai, tio e irmão. Anteriormente, os médicos orientavam os pacientes a fazer os exames com 40 e 45 anos, respectivamente. A necessidade de repetir os exames de prevenção, anualmente, continua valendo.

Carlos Wilson Menezes urologista que atua em MacaéO urologista Carlos Wilson Menezes, médico que atua em Macaé, explica que os exames de prevenção do câncer de próstata são o PSA — exame de sangue — e o toque retal. Embora exista resistência e preconceito por parte de alguns homens em fazer o toque retal, o médico explica que o exame é simples e indolor.

“Tem paciente que imagina que seja doloroso. Mas, na verdade, o exame é mais desconfortável do que propriamente doloroso. Porém, é simples e muito rápido. Com cerca de 10 segundo fazemos a avaliação”, afirma o urologista. O toque retal é fundamental porque permite ao médico apalpar a próstata do paciente e observar o tamanho do órgão, a consistência e se há ou não presença de nódulos.

O bancário Josias Moreira Denucci, de 47 anos, faz exames de prevenção, periodicamente. Ele se preocupa com a saúde, faz questão de esclarecer dúvidas com o médico e preza por se sentir bem, física e mentalmente. “Acho que todo mundo tem de ter consciência em cuidar da própria saúde. Eu quero viver muitos anos, mas com tranquilidade e qualidade. Os homens precisam deixar essa besteira de falar que o toque retal é constrangedor, de lado. Essa barreira de preconceito tem de ser quebrada porque é para o bem da pessoa. Eu acredito que o melhor caminho pra gente se cuidar é a prevenção”, opina Josias.

Para Carlos Wilson, alguns fatores estão ajudando com que os homens consultem mais os médicos. “As pessoas estão vivendo mais e mais gente com câncer de próstata está sendo curada. Quase todo mundo conhece alguém que já teve esse câncer. O testemunho que as pessoas que se trataram dão para as outras é fundamental para alertar sobre a importância da questão preventiva. Percebo que os homens estão ficando mais cuidadosos. No meu consultório, vejo que os pacientes fazem mais exames preventivos hoje do que faziam há 20 anos”, fala o médico.

Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura

O diagnóstico precoce é sistematicamente indicado porque quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura. Segundo informações da SBU, em fases iniciais, os tumores, geralmente, não apresentam sintomas. Por isso, a realização do PSA e toque retal são fundamentais.

O técnico de planejamento de produção Raimundo José Alexandre, 59 anos, descobriu que estava com câncer de próstata em 2008, após passar pelos exames preventivos. No caso dele, a doença foi diagnostica precocemente. “Eu passei por uma cirurgia que retirou o tumor. Não tive que fazer radioterapia, nem quimioterapia. Uma das coisas que contribuiu muito para o meu tratamento foi ter descoberto o câncer bem no início. Hoje estou muito bem. Faço minhas atividades, jogo bola e tenho uma vida normal”, conta Raimundo.

Comentários

Enviado por Oriovaldo Anton... em
Gostei da sua da sua entrevista Raimundo Parabéns você é 10

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.