Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Revista » De fenômenos que bombam na internet a influenciadores digitais

De fenômenos que bombam na internet a influenciadores digitais

seg, 10/04/2017 - 15:02 -- Renatta Viana
Créditos: 
Fotos: Alle Tavares
família fitness

Eles saíram do anonimato de forma espontânea, despretensiosa e, como num passe de mágica, se tornaram conhecidos no mundo virtual, fazendo parte da rotina dos mais conectados. O objetivo dos influenciadores digitais, novo termo dado pela mídia a essas pessoas, é utilizar seus canais de comunicação digitais de forma a interferir na maneira como a massa busca e recebe informação, como essas pessoas adquirem bens e serviços, como estudam, se relacionam, entre muitas outras ações do cotidiano. 

Seja durante a jornada de trabalho, na pausa durante o período escolar, nos momentos de lazer, de casa, do carro, do supermercado, no salão de beleza ou em qualquer lugar, basta um momento de insight para uma nova ideia surgir e as publicações começarem a bombar na internet. Os influenciadores digitais só precisam de criatividade e um pouco de tempo livre para satisfazer os seguidores que aguardam ávidos por novidades.

Esses fenômenos são pessoas comuns, porém, capazes de mobilizar grande audiência nas redes sociais pelos mais variados motivos, seja por seu estilo de vida, fotos e vídeos, humor, profissão ou outro talento. Com a variedade de plataformas existentes para produzir todo tipo de conteúdo, quem é considerado relevante, atrai um público e se torna capaz de influenciar seus comportamentos, pontuar tendências e temas que são replicados e discutidos pelos seus seguidores. 

Foto: arquivo pessoal Heric Oliveira

HericEntre publicações no Facebook e Instagram, Tweets, Snaps e vídeos no YouTube, essas pessoas atraem multidões na web e se tornam populares. E Macaé, também se destaca com gente que faz sucesso, como o engenheiro e empresário de 31 anos, Heric Henrique Oliveira Abreu, que se tornou popular por ter participado do programa da MTV, “De férias com o ex Brasil”.

Heric conta que foi convidado para participar do programa de forma inusitada e sem um motivo aparente. “Sempre fui fã de redes sociais e minhas publicações chamavam a atenção como um todo, amigos, familiares, conhecidos, até que foram tomando uma proporção maior e acho que pelo número de seguidores no meu Instagram, me convidaram para participar do programa”. Segundo ele, a vida deu uma reviravolta depois de sua passagem pela MTV. Começaram a surgir convites para marcar presença em eventos, fotos e campanhas publicitárias, marcas interessadas em patrocínio, estabelecimentos de diversos ramos interessados em fechar parcerias, como consultórios médicos, nutricionistas, farmácia, salões de beleza e até no ramo da alimentação.

“Tenho Twitter, Facebook, Snapchat, mas curto mais o Instagram. Hoje, tenho mais de 131 mil seguidores e ainda fico surpreso com o assédio dos fãs e da forma como tudo aconteceu. Depois da minha passagem pelo programa, me envolvi com pessoas famosas, do meio artístico, que jamais imaginaria conhecer”, contou Heric que se considera um influenciador digital. (Instagram: @herichenrique).

Aline Barreto, que já conquistou 10 títulos brasileiros de fisioculturismo, conta hoje com 1 milhão e meio de seguidores nas redes sociais

Toda essa reviravolta tecnológica vem dando espaço a uma nova vertente empresarial. É o chamado marketing de influência e, de acordo com pesquisa realizada pela BR Media Group, o mercado já entendeu a importância de trabalhar com influenciadores digitais. Nos Estados Unidos, a força do marketing de influência indica que 64% de compras feitas em 2015 foram influenciadas pela internet. Seja uma dona de casa que goste de culinária ou um fã de games interativos, hoje essas pessoas se tornam relevantes perante um grupo social e esse fato vem conquistando as empresas e marcas de produtos.
Também de Macaé, uma família inteira se destaca por publicações de conteúdo fitness. Carlos Henrique Marvila, conhecido como treinador Kaká, contabiliza quase meio milhão de seguidores no Instagram, 70 mil curtidas no Facebook e, no YouTube, mais de 36 mil inscritos e mais de 4 milhões de visualizações dos vídeos. Kaká já é reconhecido nas ruas como ícone da educação física, mostrando sua rotina de treinos e alimentação saudável, bem como de sua esposa — a fisiculturista Aline Barreto — de sua filha Thaissa Salvador Marvila, e de seus alunos. No ramo há mais de 15 anos, Kaká já publica vídeos em seus canais há 4 anos ressaltando temas como musculação, emagrecimento e hipertrofia.

“Tudo que publico tem cunho motivacional, levando informação a todos os tipos de pessoas, sejam jovens, idosos, crianças, gestantes. Estou sempre buscando conhecimento e aperfeiçoando o meu trabalho, desfazendo mitos e paradigmas. Hoje, me sinto feliz e recompensado em ver minha carreira consolidada por atuar com embasamento, referências e estudo”. Seus canais são: Facebook.com/treinadorkaka; Youtube.com/user/kakapersonaltrainer; Instagram: @treinadorkaka.

Já a atleta e modelo fitness Aline Barreto, casada há 7 anos com Kaká, tem 32 anos e é mãe de um adolescente de 13. Aline conta que, em 2012, começou a participar de competições de fisiculturismo na categoria Wellness com mais de 10 títulos brasileiros e não parou mais. Simpática e dona de um corpo escultural, hoje conta com quase 1 milhão e meio de seguidores em suas redes sociais. “Eu vivo da minha imagem, então levo para as pessoas minha rotina de exercícios físicos e alimentação. Quando temos um objetivo é importante manter o foco, por isso priorizo a saúde e a qualidade de vida”, incentivou a musa fitness. Seus canais são: Facebook.com/alinebarretob, Instagram: @alinebarreto_oficial, Youtube.com/user/atletaalinebarreto.

A filha do treinador, Thaissa Marvila, segue os passos do pai e da Aline. Com 14 anos, ela treina desde os 7 sob supervisão da família e já exibe um corpo exuberante. Thaissa conta que sofreu bullying na escola porque já treinava e levava comida saudável para a sala de aula, mas hoje, não se arrepende do caminho que vem seguindo. “Tenho muito orgulho da minha família e das pessoas que se espelham neles. Por ser muito nova, sofri preconceito por ser fitness, mas sou muito feliz assim”, contou a adolescente que não abre mão dos estudos, mas já conquistou seu público, cerca de 250 mil seguidores no Instagram. Seu canal é o @thaissafitness.

vivian mussiInspirada nesse crescente segmento, o fitness, a admiradora da família do treinador Kaká, Vivian Mussi Morie, foi a primeira aluna do treinador em Macaé. Segundo ela, foi amor à primeira vista, pois foi surpreendida pela beleza da forma física da família numa praia. “Depois desse primeiro momento, conheci a identidade deles e comecei a segui-los nas redes sociais. Tornei-me fã! Seus ensinamentos foram como uma injeção de ânimo, já que estava com meu filho recém-nascido”, disse Vivian, que além de aluna é amiga da família e se orgulha de poder acompanhar a história de vida deles, que é desafiadora e vitoriosa.

Atualmente, a família do treinador Kaká mora em Orlando, na Flórida. A mudança aconteceu no final de fevereiro, para que o professor e sua esposa fossem se especializar e competir, enquanto Thaissa, continua os estudos no exterior.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 10 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.