Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Revista » Chá de bebê

Chá de bebê

dom, 20/04/2014 - 16:33 -- Fernanda Pinheiro
Créditos: 
Foto Gianini Coelho
mesa com lembrancinhas de chá de bebê e bolo

Inúmeros preparativos cercam a hora mágica do nascimento dos filhos. Roupinhas, a cor certa das paredes do quarto, o melhor berço, móveis, a poltrona para amamentar o rebento... São tantas as atribuições dos pais, que muitas vezes os nove meses de espera acabam se tornando curtos para organizar tudo que se deseja. Dentro de todo esse planejamento, é claro, está o famoso Chá de Bebê. Muitas histórias são ouvidas de nossos pais e avós. Antigamente, eram parentes próximos ou amigos mais chegados os responsáveis pela que é considerada, por muitos, como a primeira festinha da criança que está para nascer. Hoje em dia, as coisas estão um pouco diferentes. São os pais os responsáveis por toda a organização do evento.

maria da graça e paula aguiar macaé
“Geralmente é a mãe quem nos procura. Os convidados costumam ser aquelas pessoas mais chegadas e a festinha geralmente segue o tema do quartinho do bebê, como marinheiro, ursinhos, borboletas... Apesar de mais intimistas, o Chá de Bebê não perde muito para as festas de um ano que organizamos, não!”, explica Maria da Graça Abreu Aguiar, dona da empresa Maria Cheia de Graça, em Macaé.

Cada vez mais, as pessoas têm fugido de normas e formatações quando se trata de festas e comemorações. Com o Chá de Bebê não é diferente. A primeira festinha do seu filho é para ser da maneira que você decidir! Um encontro familiar, chá só de mulheres, chá incluindo os maridos e outras crianças, festa separada para amigos íntimos, festa somente na empresa.

Mas uma regra deve ser respeitada: é importante marcar o Chá de Bebê para quando estiver por volta das 37 semanas de gravidez, afinal de contas, imprevistos acontecem. E por falar neles, ao escolher uma data, não se esqueça de conversar com as avós e as pessoas mais chegadas para ter certeza de que elas não têm compromissos no mesmo dia. Nada mais chato do que planejar uma comemoração e metade dos convidados não aparecer por algum motivo.

emanuelle frazão com seu bebe macaé
Emanuele Frazão já esperava Enzo fazia oito meses. Escolheu o tema de marinheiro para sua festa com cerca de 100 convidados. “O resto deixei tudo nas mãos dos organizadores. A festinha ficou impecável, o bom gosto e a autenticidade em cada detalhe foram o ponto alto”, lembra. “É um momento de comemoração de uma nova vida que está chegando. É saudável querer compartilhar dessa alegria com amigos e familiares. Aqui em Macaé, as pessoas dão valor a esta comemoração e quando nos contratam, brinco que o único trabalho delas é confiar na gente!”, brinca Paula Aguiar, sócia de Maria da Graça.

Para Carla Mussi, mãe de Letícia, a organização do Chá de Bebê tem uma grande importância, pois é a partir dela que se divide a alegria com pessoas próximas e se garante um bom preparo para a fase pós-parto que está por vir. “Nesse momento, o tempo fica tão restrito ao bebê que não sobra tempo para mais nada, é como carregar as baterias! Gostei tanto do que me foi oferecido que, inclusive, já estou organizando o Chá de Bebê do meu próximo filho!”, revela.

festa de cha de bebe macaé


Como fazer o convite

Essa parte fica por conta do freguês. Pode ser convitinho tradicional, de papel, convite por e-mail ou até por telefone. Além das informações básicas de data e endereço do local do chá, é importante incluir um telefone de contato para confirmar presença, até porque, sempre é mais fácil organizar uma festa sabendo quantas pessoas participarão. O tema do Chá de Bebê muitas vezes também é citado, aí fica mais fácil para o convidado escolher o presente mais adequado.

Há famílias que têm o costume de indicar um presente para cada pessoa já no convite. É preciso tomar o cuidado de incluir presentes simples, fáceis de achar. Assim não se ganham presentes repetidos. A desvantagem é que esse sistema pode acabar sendo uma imposição e uma inconveniência para o convidado. Além do mais, a mãe perde a possibilidade de ganhar itens que não conhecia ou que não considerou e que podem ser super úteis para o bebê.
Tem quem coloque junto, também, o nome de uma loja, onde há uma lista de presentes disponível, mas considere a possibilidade de dar essa informação só para quem perguntar depois, assim ninguém fica na obrigação de presentear itens daquele determinado lugar. Também é importante comunicar o evento com antecedência de pelo menos duas semanas, assim as pessoas terão tempo de se programar.


Novidade no mundo dos chás

Já ouviu falar em Chá de Revelação? Pois é, a novidade já está circulando nas rodas sociais da cidade. Ele pode ser organizado pela madrinha do bebê ou pela avó, e a comemoração gira em torno da revelação do sexo do bebê, até então surpresa para os pais. A dentista Joana Bichara está com apenas dez semanas de gestação e se prepara para realizar o seu Chá de Revelação. “No meu caso, minha mãe ficou encarregada de pegar o exame de sangue de sexagem fetal, que pode ser feito a partir da oitava semana e tem 99% de acerto. Se for menino, se chamará Pedro, se for menina, Maria Clara! Será um momento muito especial”, complementa Joana. joana bichara

A festa é feita toda no azul e rosa, um lado de cada cor. Na entrada, os convidados dão seus palpites. Se acham que será uma menina, ganham uma pulseira rosa e se acham que é menino, ganham uma pulseira azul para ficar até o final da festa. A descoberta só acontece no momento que se parte o bolo, que terá a cor do recheio de acordo com o sexo do bebê (azul ou rosa). Neste momento, se abre uma caixa de bolas de gás (que sobem) também na cor do sexo do bebê. Os convidados ficam a critério dos pais, mas geralmente são os padrinhos do bebê, avós maternos e paternos, tios e tias, amigos e familiares mais próximos.


Como organizar

Veja a seguir algumas sugestões sobre como organizar a festa:

  • Selecione um tema para amarrar todo o evento, como chá de fraldas, chá de roupinhas, chá só para distrair a futura mamãe, chá para homens e mulheres, chá para montar a biblioteca do bebê, etc. Não é essencial ter um tema, mas isso certamente ajudará você a organizar a festa, além de ser divertido para os convidados.
  • Considere quanto quer gastar em bebidas e comidas antes de fechar o horário do “chá”. Por exemplo, um lanchinho da tarde sai mais barato do que convidar para um almoço ou jantar. Se for uma festa para os homens também, a cerveja muitas vezes é inevitável e certamente engordará a conta.
  • Chá de Bebê que é Chá de Bebê tem que ter alguma brincadeira, mesmo que você ache bobagem. Não precisa ser nada para “humilhar” a futura mamãe na sua falta de conhecimento sobre crianças. Pelo contrário, pode ser uma rodada de mães experientes competindo para ver quem tem a pior história para contar ou o recorde de madrugada mais longa em claro, ou ainda o relato mais tocante. Ou então, o jogo básico de tentar adivinhar o que é cada presente, mesmo sem “prendas”.
  • Há também as brincadeiras mais tradicionais, como pedir para a futura mamãe trocar a fralda de uma boneca. Ou fazer uma competição de troca de fralda entre os homens. Outra ideia é preparar batom e tintas especiais para o rosto (atóxicas) e pedir aos convidados que pintem o barrigão da grávida. E, claro, tirar muitas fotos depois!
  • Você pode dar uma lembrancinha no final do evento para todo mundo que compareceu ou então ter alguns “prêmios” para distribuir durante as brincadeiras e “competições” entre os convidados. Não precisa ser coisa de bebê. Dependendo do seu orçamento, vale alguma coisa doce, um produto para a pele, um livro, um kit de batom e esmalte, um vasinho de planta.
  • Um dos pontos altos de muitos chás de bebê é a hora de abrir os presentes. Mas, se você não quer abrir os pacotes em público para não deixar ninguém sem graça na comparação, sem problemas. Faça um agradecimento geral para todos e deixe para mandar um e-mail ou cartãozinho depois para agradecer aos convidados, individualmente, pelos presentes.

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 7 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.