Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Comportamento » Expedição Machu Picchu

Expedição Machu Picchu

seg, 30/09/2013 - 09:32 -- Leila Pinho
Créditos: 
Foto Portal Divercidades
Leonardo Ribeiro do Vale com sua moto pronto para fazer a Expedição Machu Picchu

O desejo de vencer limites e o fascínio por viajar vai levar o engenheiro de produção que mora em Macaé, Leonardo Ribeiro do Vale, a percorrer cerca de 13 mil km de moto por meio da Expedição Machu Picchu. Leonardo vai pilotar por 24 dias, passar por estradas de oito estados brasileiros e outros quatro países e conhecer localidades com características ambientais e culturais diversas.

Ele sai dia 4 de outubro de Macaé para encontrar com seu companheiro de viagem, Paulo Cesar Palhano, em João Monlevade (MG). “Essa viagem significa pra mim a quebra de mais um limite. Eu nunca tive moto e, imagina como é para alguém que nunca teve moto fazer uma viagem de tantos mil quilômetros? Eu acredito que consigo ir mais além do que eu supunha que podia. E ao mesmo tempo, tudo é muito consistente porque eu me preparei muito para a Expedição”, fala Leonardo.

Reprodução Google Maps

rota da expedição machu picchuPela rota da Expedição Machu Picchu (mapa ao lado), os aventureiros percorrerão os seguintes lugares nesta ordem: João Monlevade (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), divisa entre Paraguai e Argentina, norte da Argentina, Cordilheira dos Andes (Chile) e litoral norte do Chile, Puno, Cusco e Machu Picchu (Peru), Acre, Rondônia, Mato Grosso e Brasília, cidade onde Leonardo e Paulo se separam. De Brasília, Paulo segue para Fortaleza e, Leonardo, para Macaé.

Preparação para a Expedição Machu Picchu

Fazer uma viagem deste tipo não sai barato. Além do investimento financeiro, o viajante também precisa dedicar tempo e atenção para planejamento. Leonardo reservou aproximadamente R$ 50 mil para os preparativos e recursos como, compra de uma moto nova e de acessórios, combustível, alimentação, equipamento especial do tipo bota, capacete e jaqueta, instrumentos para manutenção da motocicleta, entre outros.

Para deixar a moto adaptada, o engenheiro colocou protetor de mão, três baús com capacidade total de 131 litros, kit básico de reparo, etc. A época do ano e o trecho a ser percorrido também foram cuidadosamente pensados pela dupla. Leonardo certificou com a Polícia Rodoviária Federal Brasileira as condições das estradas.

O preparo físico foi outro ponto importante “Há uns 6 meses eu faço exercícios para condicionamento físico. Trabalhei muito a lombar (coluna) e o abdômen em função da postura na moto. Devo ficar cerca de 8 horas por dia pilotando, então meu corpo precisa estar pronto pra isso”, relata. 

Leonardo do Vale arruma bagagem no bau da motoAté a alimentação e os cuidados com a saúde são pensados para não atrapalhar o desenvolvimento da viagem. Leonardo pretende mudar a rotina das refeições durante a Expedição. “Vou lanchar e jantar em vez de almoçar. Isso porque almoçar e pilotar não dá. Pode causar sonolência e é perigoso. Além disso, a alimentação tem que ser mais natural, com muita fruta. Não posso correr o risco de comer algo que me faça mal”, diz.

O cartão de vacinação do engenheiro está em dia. Este é um cuidado básico para quem viaja para outros países. Em um dos baús, ele também vai levar em kit de medicamentos.

Expectativas

Machu Picchu

“Penso o tempo todo na viagem. Durmo pensando nisso e acordo pensando nisso. Tenho grande expectativa com relação a Machu Picchu. Tenho expectativa de ver como eles (os Incas) faziam agricultura naquela altura e, como eles retinham a água. Por que Machu Picchu fica no alto da montanha e a água natural só escoa. Eles tinham u desenvolvimento tecnológico muito grande”, Conta Leonardo. Outro destino que instiga o engenheiro é o Deserto do Atacama, no norte do Chile. “Sou curioso para ver como é essa região tão seca e fria. Com é o lugar onde não tem água e planta”, diz.

Registros da Expedição Machu Picchu

Durante os 24 dias da Expedição Machu Picchu, Leonardo e Paulo irão fazer registros fotográficos, de vídeo e relatos sobre a viagem. A cada semana, o Portal Divercidades vai divulgar as fotos feitas por Leonardo com registros dos locais por onde ele passou e paisagens da Expedição. As foografias serão divulgadas na seção Pessoas & Negócios.

Para realizar a Expedição Machu Picchu, Leonardo recebeu apoio das empresas ConVidAtiva, Pacific Catering & Supply e Iceberg Refrigeração Naval.
 

Comentários

Enviado por Lucas Mendes em
Meu amigo Leo, Vc tem motivos pela grande expectativa. Será uma viagem fantástica. Lamento não poder participar desse desafio com vocês como fizemos em outras oportunidades. Mas acompanharei vocês pelo material que for postado aqui no site. Se me permite deixar duas recomendações: respeite seus limites (será muito tempo de exposição ao risco e tem muita gente esperando por vc) e não deixe o desejo em cumprir o plano de viagem "à risca" atrapalhar sua viagem. No mais, ficaremos na retaguarda pedindo a Deus que acompanhe vc e o Palhano ! Buena viagem !

Enviado por Dauro Junior em
Boa sorte Leo, que tudo saia bem e conforme planejado. Estou no aguardo para escutar todas as historias que você irá passar. Como disse o Lucas: Buena viagem!

Enviado por Ueverton Miranda em
Leo,que o senhor jesus abençoe você e o Pastor Palhano grandemente nesta aventura.

Enviado por Tiago DAntas em
Parabéns pela iniciativa e coragem!! Com certeza será de grande sucesso essa empreitada!!

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.