Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Você cuida dos seus pés?

Você cuida dos seus pés?

seg, 22/07/2013 - 09:46 -- Divercidades
Massagem nos pés

Várias partes do corpo recebem muita atenção no que se refere aos cuidados com a saúde. Os pés, geralmente, são esquecidos. Ao caminhar, os pés amortecem os impactos e propulsionam para o passo seguinte de forma articulada com outros membros do corpo. Por ter função tão importante para as atividades diárias de qualquer ser humano, os pés também necessitam de zelo em todas as fases da vida.

De acordo com o ortopedista Glauco Miranda de Lacerda, qualquer alteração nos pés que cause desconforto deve ser observada. “Problemas como calos podem mostrar que há um desalinhamento nos ossos dos pés, assim como outros tipos de deformação. Verrugas e manchas também podem ser indícios de que existe alguma doença”, esclarece o ortopedista.

As doenças mais comuns que acometem os pés estão relacionadas a deformidades, principalmente dos dedos, como joanetes e dedos em garra. Outras muito frequentes são tendinites, esporões de calcâneo (problema ortopédico que surge devido ao crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, forma protuberância e pode provocar intensa dor na sola do pé), micoses, rachaduras, unha encravada ou inflamada, etc.

Os sapatos têm importante influência sobre a saúde dos pés, que necessitam de conforto. O ortopedista orienta utilizar calçados anatômicos com solado firme. Os saltos altos não são proibidos, mas devem ser usados com prudência. “Usar salto alto por tempo prolongado durante o dia pode prejudicar. Salto muito alto associado ao bico fino faz com que a mulher tenha mais predisposição às doenças do antepé (parte da frente do pé) como joanetes e calosidade na planta do pé”, explica Glauco.

Em Macaé, o uso muito comum de botas pelos trabalhadores da área de petróleo e gás também pode desfavorecer o bem-estar dos pés. A podóloga Maria Eliane Duarte da Silva, da All Pé Dr. Scholl’s de Macaé, atende muitos funcionários do ramo offshore com problemas nos membros. “Eles costumam ficar muito tempo com as botas. Alguns chegam aqui com rachaduras, calos, bolhas e unhas inflamadas”, afirma a podóloga.

O podólogo é o profissional de nível técnico, da área de saúde, capacitado para oferecer cuidados aos pés e, tratar algumas lesões superficiais. O podólogo não substitui o médico. Mas, tem importante atuação na assistência à saúde dos membros.

Prevenir é sempre melhor que remediar. Por isso, algumas dicas de cuidados com os pés podem ajudar a mantê-los saudáveis. Veja como:

  • Observe os pés, sempre, e fique atento aos sinais que aparecem;
  • Ao término do banho, seque bem os pés e especialmente, entre os dedos. Como a toalha muitas vezes não seca bem, o papel toalha pode ser usado para melhor absorção da água;
  • Prefira usar meias de algodão ou com porcentagem maior de algodão;
  • Higienize os calçados pelo menos uma vez por semana. Para fazer a limpeza, utilize a solução clorificada que é composta por 1 copo de álcool, 1 colher de cloro e 1 litro de água. Misture os ingredientes e utilize borrifador para limpar os calçados. Depois, coloque-os para secar ao sol;
  • Não lixe os pés, sem hidratá-los antes. Apenas cremes específicos para tratamento dos pés são recomendados. Hidratantes comuns para o corpo não têm função de tratamento;
  • Corte as unhas com tesoura reta e faça, apenas, cortes retos. Isso pode ajudar a evitar as unhas encravadas;
  • Evite tirar toda a cutícula dos dedos dos pés. A retirada total da cutícula deixa os dedos mais suscetíveis ao surgimento de fungos e bactérias;
  • Ao tomar sol, não se esqueça de que os pés também precisam de protetor solar;
  • Faça exercícios físicos voltados para os pés.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
6 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.