Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Vacinar é importante sempre

Vacinar é importante sempre

sex, 14/06/2013 - 11:28 -- Divercidades

A vacina é uma forma eficaz de prevenir doenças. Na infância, geralmente, os pais ficam muito atentos ao calendário de vacinação e protegem as crianças. Porém, nem sempre, o cuidado se repete na fase adulta. Manter as vacinas atualizadas é fundamental em qualquer período da vida. O tétano, por exemplo, é uma doença que pode se manifestar em pessoas de qualquer faixa etária. Para prevenir o tétano, a vacina deve ser repetida a cada dez anos, tempo que dura seu efeito protetor.

“Muitas vezes o adulto não lembra de que precisa vacinar. Porém, mesmo com o sistema imunológico amadurecido, ele pode estar exposto a doenças, como as sexuais, por exemplo”, alerta Maria Regina Fescina Cordeiro, médica que atua em Macaé. Ela explica que a pessoa vacinada pode adquirir o vírus de determinada doença. Porém, a patologia não se desenvolve ou se manifesta em formas brandas porque o indivíduo está imunizado.

As vacinas atualmente aplicadas na população passam por testes em laboratórios, recebem aprovação de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e são seguras. A ocorrência de reações como febre, mal estar, enjoo, etc., após tomar a vacina, não significa que ela é insegura. Como todo medicamento, a vacina pode causar algum tipo de efeito adverso.

Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação são disponibilizadas nas unidades de saúde de Macaé. Para se imunizar, basta que cada pessoa procure a unidade de saúde mais próxima à sua residência. A vacina contra febre amarela é a única que está disponível apenas no Centro de Saúde Jorge Caldas, no período da manhã e, no Pronto Socorro do Parque Aeroporto, no período da tarde. O Centro de Saúde Jorge Caldas fica na Rua Tenente Coronel Amado, Centro, e o Pronto Socorro do Parque Aeroporto está localizado na Rua Curunhango, antiga Rua 87. Atualmente, está em vigor a campanha de vacinação contra a paralisia infantil que vai até o dia 21 de junho.

Confira abaixo o calendário nacional de vacinação da rede pública de saúde e fique atento às atualizações de acordo com cada idade.

Calendário nacional de vacinação

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 7 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.