Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Meditação, o encontro marcado consigo mesmo

Meditação, o encontro marcado consigo mesmo

qui, 10/08/2017 - 11:37 -- Renatta Viana
Créditos: 
Foto: Alle Tavares
mulher meditando na praia em macaé

No sentido histórico, a meditação surgiu na Índia há aproximadamente 5.000 anos antes de Cristo e a prática se difundiu por todo o mundo, passando de geração para geração, sendo praticada até hoje. Com o passar dos anos, a meditação deixou de ser uma prática restrita à turma “zen”, passou por modificações, porém a sua essência se mantém viva até os dias de hoje. O objetivo basicamente é um só: acalmar a mente, relaxar o corpo, manter o equilíbrio, aprender a concentrar-se. Um exercício profundo de autoconhecimento e descoberta de novas sensações.

A busca pela qualidade de vida é um dos motivos que leva as pessoas a se conectarem com a meditação, pois a prática as conduz a um encontro, uma maior compreensão, seja com a natureza, com seu interior, com as pessoas ao seu redor e. segundo relatos, essa compreensão resulta em transformações interiores poderosas, interferindo positivamente na vida do indivíduo. Vinícius Toledo Nunes, professor de yoga e meditação desde 2013, dono da Casa Gaia em Macaé e praticante desde 2005, conta sobre a busca pelo conhecimento do próprio ser e sobre como funciona todo o universo. Ele fala como a prática da yoga e da meditação foi importante para a sua vida.

Foto: Gianini Coelho

pessoas meditando“Passei de cientista da computação para ser cientista do meu próprio ser e hoje digo que os benefícios são inúmeros, entre eles: autoconhecimento, harmonia, paz, equanimidade — que é a constância de temperamento em qualquer circunstância, — tranquilidade de espírito, comedimento. Inicialmente, é importante se observar, aceitar os pensamentos, aprender sobre a lei da impermanência”, explicou.

À medida que se conhece mais da meditação, é natural que, automaticamente, se busque mais e mais informações para começar a prática e sentir logo tudo que a maioria descreve, não é mesmo? Mas é preciso calma, porque os efeitos tão desejados podem levar um tempo, variando de pessoa para pessoa mesmo. É normal que o corpo já esteja viciado em práticas ruins, como por exemplo, má postura, respiração irregular, pensamentos em mil coisas ao mesmo tempo e estresse diário. Vinícius lembra que a meditação ajuda a combater muitos males como ansiedade e depressão, porém um novo estilo de vida deve fazer parte das mudanças, tais como: alimentação consciente, práticas sustentáveis, entre outros.

Paulo Henrique de Oliveira é geólogo por formação, esportista por hobby, e hoje, professor de yoga e meditação. A relação de Paulo com esse universo começou quando viveu sérios problemas gastrointestinais e digestivos, além de ser bastante agitado e estressado.Encontrou na prática, a cura para os seus males. “Escolhi a terapia Ayurvédica, que existe há cerca de 5 mil anos e integra a medicina tradicional indiana, trabalhando com o reequilíbrio orgânico, emocional e espiritual do paciente, tratando o ser humano como um todo, inclusive o ambiente em que ele vive e seus hábitos de vida”, contou Paulo. Ele ressalta, ainda, que foi aluno do professor Vinícius e hoje, após conhecer e viver intensamente a prática, adota o estilo de vida, desde 2013. Uma dica para quem busca incentivo: “Todos podem meditar, independente de idade, sexo, religião. Basta se informar e viver todos os benefícios e vantagens que o exercício proporciona”.

homem meditando na praia macaéA servidora pública Ana Patrícia de Souza Caldas sempre se manteve informada sobre as maravilhas que a meditação é capaz de proporcionar e, há algum tempo, durante uma aula de yoga, teve seu primeiro contato com a meditação de fato, mas não levou a prática a sério em sua plenitude e imaginou não conseguir fazer sozinha. Decidiu então, participar de um curso de meditação na Casa Gaia, com o professor Vinícius e, segundo ela, o momento foi um divisor de águas, pois descobriu que é capaz de meditar. “O curso aconteceu durante todo o dia, sem que pudéssemos falar nada, justamente para encontrarmos esse momento de paz. Meus amigos logo perceberam minha serenidade. Em casa, consegui meditar sozinha e foi uma experiência vibrante. Chorei de emoção! Tenho me sentido cheia de boas energias, vibrações positivas. Essa vibe de tranquilidade e afeto que senti, fez do curso um momento único e especial.

Para quem já pratica o exercício há muitos anos, como é o caso da Ana Cláudia Guimarães, professora de yoga, a meditação é silenciar a mente, contemplar a natureza e se conectar com ela. “Meditar é um momento de união e entrega, paz de espírito, serenidade, reencontro, conexão com minha essência e estar 100% no presente. Quando comecei a meditar tinha meus 3 filhos pequenos e sentia a necessidade de ficar sozinha e silenciar a cabeça, então ia pra praia correr, sentava na areia, fazia alongamentos e ficava em silêncio. Aquele momento era meu, comigo apenas”, disse Ana Cláudia, que encontrou na yoga e na meditação um refúgio, onde se reenergiza e se fortalece física, mental e espiritualmente para seguir, com mais leveza e paz interior, as atribuições do dia a dia, tirando proveito de todos os benefícios.

Benefícios a curto e longo prazo 

Libertação - com a meditação, você aprende a desenvolver uma forma de se libertar da angústia de remoer o passado ou ficar tentando adivinhar ou até mesmo adiar o futuro. Com isso, você valoriza mais o que faz no presente, garantindo assim melhores resultados.

Respiração - manter uma técnica de respiração melhora a coordenação, a concentração e sua saúde em longo prazo.

Conexão com você - a meditação requer tempo e esse tempo permite pensar sobre você, o quanto é importante e como pode melhorar garantindo vitalidade física e mental.
Hormônios - essa técnica ativa certos hormônios. Um deles é a dopamina, molécula da motivação que reduz a ansiedade e o estresse e aumenta a concentração e o foco.

Consequências da meditação

A possibilidade de autoconhecimento é tão impressionante, que quem descobre o poder da meditação, quer fazer isso a todo momento e em qualquer lugar. Para isso, basta fechar os olhos, melhorar a postura e a respiração, mentalizar coisas boas, afastar pensamentos ruins e/ou julgamentos e iniciar uma viagem que vai externalizar alegria e paz para si e para quem está ao seu redor. Outra boa consequência é a questão do foco, já há relatos de pessoas que praticando a técnica, melhoraram sua concentração.

Terapia Holística ou Medicina Complementar

A meditação é uma das técnicas mais simples da terapia holística ou medicina complementar, para equilibrar quase que imediatamente os altos níveis de estresse. Ela faz com que o cérebro trabalhe numa onda elétrica mais sutil denominada “alfa”. Este estado mental é aquele em que estamos calmos, controlando nossas emoções e sentimentos sem que eles nos afetem. A prática diária da meditação melhora a capacidade mental, estimula o vigor, melhora a disposição e, principalmente, nos faz consciente de nossa vida e nos traz discernimento.

Celebridades que meditam

Muitas celebridades se tornaram adeptas às técnicas em busca do equilíbrio interior e de momentos de tranquilidade em meio à rotina agitada. Alguns famosos que curtem o estilo são: Oprah Winfrey; Demi Moore, Gisele Bündchen, Fernanda Lima, Carolina Dieckmann, Danielle Winits, a cantora Madonna, a apresentadora Xuxa e muitos outros. Namastê!

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.