Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Exercícios para gestantes

Exercícios para gestantes

qui, 02/05/2013 - 09:08 -- Divercidades
grávida pilates

Logo quando a gravidez inicia, vêm as recomendações familiares para que as mamães não façam esforço e fiquem quietinhas. Mas, os exercícios físicos durante a gestação são importantes e recomendados pelos médicos.

Segundo a ginecologista e obstetra Alessandra Lofiego, da Clínica Gestar de Macaé, há ampla lista de atividades indicadas como caminhada, hidroginástica, natação, pilates, ioga, danças, musculação leve com baixa intensidade de pesos e pedalar na bicicleta. De maneira geral, os exercícios mais leves, de baixo impacto e que não trabalham o abdome de forma intensa são recomendados. Os benefícios do exercício físico durante a gravidez são muitos. Eles ajudam a aumentar o tônus muscular, aliviar as dores e melhorar a respiração e a acomodação da bacia para receber o feto. Muitas mulheres também afirmam ficar mais dispostas e com autoestima elevada, após a prática.

Antes de escolher o esporte, recomenda-se que a grávida converse com o médico. A atividade física vai depender muito do estado de saúde dela, do desenvolvimento da gestação e também das preferências particulares. “Se ela não tiver sangramento, nunca tiver abortado e a gravidez não for de risco, na 14ª semana eu já libero a caminhada ou outro exercício que ela já estava habituada a fazer. Mas, se a paciente sente dor nas costas, por exemplo, indico o pilates. Quando elas reclamam de dor nas pernas, podem fazer natação ou hidroginástica. Ser a mulher for saudável, pode exercitar-se até o fim da gravidez”, afirma Alessandra.

De duas a três vezes por semana é a frequência ideal de exercícios para gestantes, sendo o tempo de duração de 40 a 50 minutos. Algumas mulheres conseguem praticar mais de uma modalidade esportiva e não há contraindicação, desde que haja acompanhamento profissional. Conforme o alerta da ginecologista, exercitar-se durante a gravidez com a orientação de fisioterapeuta ou educador físico é mais seguro. Os profissionais vão ajudar no alongamento e no desempenho adequado do exercício.
 

Comentários

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
9 + 4 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.