Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Diet, light e zero

Diet, light e zero

seg, 17/06/2013 - 09:45 -- Divercidades
Mulher olhando para produtos nas gôndolas do supermercado

Consumidores que buscam alimentos sem açúcar, com menor valor calórico ou com redução de algum nutriente, muitas vezes ficam confusos diante dos produtos light, diet e zero. Afinal, qual é a diferença entre os alimentos diet, light e zero?

Além de entender as características de cada tipo, é necessário identificar os valores de cada substância que compõe o produto. “As pessoas precisam saber primeiro qual é o objetivo delas. É perda de peso? É seguir uma orientação médica? Então, com base nisso, o consumidor deve criar o hábito de olhar a informação nutricional nas embalagens. O rótulo vai ajudar na escolha do que é mais adequado para cada indivíduo”, afirma a nutricionista de Macaé, Georgia Ribeiro Allen.

Georgia explica a diferença entre diet, light e zero e dá dicas sobre como aproveitar as informações disponíveis nos rótulos das embalagens.

Diet

O que é?
O produto dietético é isento de algum nutriente. Isso significa que o alimento diet pode não ter açúcar ou colesterol ou sódio ou glúten, etc.

Indicado para:
Pessoas com necessidades específicas de isenção de algum nutriente e que têm recomendação médica para dieta diferenciada. É o caso de diabéticos, hipertensos, pessoas com intolerância à lactose, ao glúten, etc.

Fique atento!
Confira, sempre, as informações nutricionais na embalagem. Determinado alimento pod ser diet e não conter gordura, mas, pode ter açúcar. Portanto, nem sempre o produto diet é indicado para diabéticos e nem sempre contém menos calorias que o alimento com fórmula convencional. O chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. No entanto, o valor calórico pode ser maior do que tradicional devido ao acréscimo de gordura na fórmula para melhorar o paladar.

Light

O que é?
O termo light significa leve, o que indica que estes produtos têm menor quantidade de algum nutriente. A redução é de no mínimo 25% do total de calorias ou de outro nutriente como sódio, gordura saturada, gordura total, colesterol, açúcar, etc.

Indicado para:
Pessoas saudáveis que queiram perder peso, ingerir menos calorias ou quantidade menor de outro nutriente.

Fique atento!
O valor calórico do alimento light não é obrigatoriamente menor do que o comum. Para saber a diferença de calorias, basta comparar as informações nutricionais de cada um e avaliar a melhor escolha. Além disso, a fórmula do produto pode ter algum acréscimo de outro nutriente, como sódio, proteína, gordura, entre outros. O sorvete light tem quase a metade de calorias do sorvete comum, porém, concentra mais que o dobro de sódio. Logo, esse alimento deve ser evitado pelos hipertensos, mesmo que queiram perder peso.

Zero

O que é?
O alimento zero pode ter redução ou isenção de algum nutriente como gordura, sódio, açúcar, entre outros.

Indicado para:
A indicação vai variar de acordo com o objetivo de cada pessoa. Pode ser recomendado para diabéticos se não tiver açúcar. Pode ser indicado para indivíduos que querem perder peso se tiver menos calorias.

Fique atento!
Os teores de cada substância sinalizados no rótulo das embalagens devem ser verificados com atenção. O alimento zero não é necessariamente menos calórico que o tradicional, assim como o diet.

Obrigatoriedade da rotulagem nutricional

De acordo com informações do “Manual de orientação aos consumidores – Educação para o consumo saudável” da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os alimentos e bebidas embalados precisam ter rotulagem nutricional. Há poucas exceções, como bebidas alcoólicas, águas minerais naturais, entre outros. Os produtos diet e light, mesmo se tiverem embalagens pequenas, devem apresentar informação nutricional obrigatória. Confira no desenho abaixo o que significa cada item da tabela de informação nutricional.

Tabela de informação nutricional que fica nas embalagens dos produtos

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.