Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Dança de salão faz bem

Dança de salão faz bem

qua, 14/08/2013 - 10:41 -- Divercidades
pessoas dançando dança de salão forró em Macaé

Samba de gafieira, soltinho, forró, salsa, merengue, rumba, tango, cha-cha-chá, bolero, zouk e foxtrot. Tão variados quantos os ritmos de dança de salão são os benefícios que o exercício de dançar pode promover na saúde do corpo e da mente.

Quem dança comprova as boas energias. A administradora Nélia Quaresma, de 37 anos, adora dançar e faz aulas de dança de salão desde os 18 anos de idade. Os ritmos preferidos dela são zouk e samba, justamente os que exigem mais esforço físico.

“Pra mim é uma atividade relaxante. Quando danço me esqueço de tudo. No final da aula saio satisfeita porque me sinto mais leve, como se eu tivesse descarregado todas as energias ruins do dia”, diz Nélia.

A professora Liliam Ribas, 53 anos, procurou a dança por indicação de um colega. Ela reclamava de dores no corpo e se sentia indisposta, com frequência. “Eu sou outra pessoa depois que comecei a dançar. Fiquei muito mais bem disposta e animada para tudo, para namorar, passear e curtir a vida”, afirma.

Além de fazer aula de dança de salão, a professora frequenta dois bailes por semana, o baile da terceira idade que acontece na sede do Grupo Amanhecer da Terceira Idade, na Linha Vermelha, e o do Clube Fluminense.

Para José Fernando Siqueira, 52 anos, a dança de salão só traz alegria. “Dançar é bom pra mente, além de aliviar a tensão e relaxar. Eu danço bolero, soltinho, forró e samba na escola  e ainda freqüento dois bailes durante a semana”, fala José.

Segundo a instrutora de dança de salão Denise Trotti, a dança pode ajudar a perder até 600 calorias em 1 hora de aula, tonificar a musculatura dos braços, pernas e bumbum e ser indicada por especialistas de saúde como terapia.

“Já tive aluna que veio fazer dança por recomendação psicológica, para tratar de depressão. Teve um caso também de uma moça que depois de um tempo me contou que começou a fazer dança porque na infância o irmão dizia que ela era desajeitada, não sabia dançar e nunca ia conseguir. Pois ela conseguiu e aprendeu a dançar”, recorda. Denise é a proprietária da Escola de Dança Denise Trotti, em Macaé, desde 2002.

pessoas danando dança de salãoDe acordo com o psicólogo Marcelo Quirino da clínica Viver Bem Terapêutico, de Macaé, a dança pode estimular a memória, a criatividade, o raciocínio espacial e a linguagem. Além disso, pode regular o estresse, o sono, a ansiedade e diminuir níveis de irritabilidade, dentre outros. E ainda promover benefícios sociais como melhorar a interação social, a autoconfiança, a autoestima, a autoimagem e melhorar habilidades sociais.

“A interação social e corporal, o exercício físico, a manutenção da concentração são mecanismos disparados em todo o sistema nervoso, o corporal, o muscular, o esquelético e psíquico durante a dança. Descargas de adrenalina e de outros hormônios são responsáveis pela geração do prazer e outros benefícios psicológicos indiretamente”, explica Marcelo.

O psicólogo confirma que a dança pode, sim, ser indicada como terapia para pessoas com depressão crônica, com autoestima e autoconceito baixos, com transtorno psicomotor, pacientes hospitalizados com problemas crônicos, grávidas com depressão, crianças autistas e como terapia de casal. Mas, ele alerta que a recomendação da dança não substitui a psicoterapia, mas, funciona como complemento.

“Casais que praticam dança de salão juntos tendem a ser mais compreensivos um com o outro. Eles melhoram a comunicação, modificam a forma com que veem e entendem um ao outro, se tornam mais pacientes e até mesmo levam esses benefícios para a cama”, afirma o psicólogo.
 

Comentários

Enviado por Dayse Cléa em
Concordo com tudo que foi relatado na matéria. É verdade a dança só faz muito bem ao ser humano...

Enviado por Gisela Gomes. em
Realmente a dança faz muito bem a saúde,tenho muito que agradecer a Denise por ter me ensinado muito mais do que a Dança....

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
7 + 11 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.