Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Balé com a agitação da academia ganha adeptas

Balé com a agitação da academia ganha adeptas

seg, 28/09/2015 - 13:51 -- Leila Pinho
Créditos: 
Alle Tavares
aula de ballet fitness metodo xtend barre

Uma nova atividade que mistura dança com exercícios físicos está ganhando a preferência de muitas mulheres, principalmente entre as que querem mesmo é fugir das academias. Da mistura entre o balé e o fitness, surgem atividades focadas na definição muscular entre outros benefícios, sem perder a leveza e o encanto da dança clássica.

 

aluna de balé

Muitos movimentos são feitos com o pé de bailarina, bem esticado ou na meia ponta. Mas, engana-se quem acha que é moleza. Alguns exercícios com repetições exigem muito dos músculos e do equilíbrio. Até o jeito que a professora fala com as alunas lembra bastante uma aula de academia. “Tá queimando, tá? Sustenta o abdômem e fica”, diz a professora de ballet mais fitness, Nina Souto Maior.

 

Em Macaé, duas escolas de dança dão aulas de modalidades com essa mistura. Na Nathalia De Luna Dance Center (NLDC), a técnica aplicada é o ballet fitness, criada pela bailarina e educadora física Betina Dantas. O ballet fitness mescla passos de balé com exercícios que utilizam apenas o peso do próprio corpo. Já na Âmbar, o método vem dos Estados Unidos (Xtend Barre) e a aula é denominada ballet mais fitness. A modalidade une a dança clássica aos princípios do pilates.

ana

 

Metodologias à parte, quem pratica percebe muitas vantagens. A figurinista Thais Satiro, de 32 anos, já foi professora de balé e confessa que teve certo preconceito com o ballet + fitness. Porém, hoje ela garante não viver sem. “Trabalha o músculo, a força e a flexibilidade em todos os membros. Chego em casa dolorida. A repetição do plié (passo do balé que consiste em dobrar os joelhos) força muito a perna”, fala Thais.

 

A cabeleireira Ana Ruth, de 44 anos, escolheu fazer o ballet + fitness para emagrecer. Quando começou a atividade, a balança apontava para 94 kg e hoje ela pesa 82 kg. Ela perdeu 12 quilos em seis meses e reduziu medidas. A cabeleireira sente que o próprio corpo está começando a aparecer mais e a gordura está dando lugar aos músculos. Para ela, o maior benefício da atividade é a definição muscular. “Meu abdômen ficou mais rígido, sinto tudo no meu corpo mais durinho. Antes eu não fechava o braço e não tinha flexibilidade. Hoje até para abaixar e pegar uma coisa que caiu no chão ficou mais fácil”, conta. aluna de ballet fitness

 

O emagrecimento também foi fator de motivação para a professora de balé Nathália Elen Melo da Silva, de 26 anos. A professora nunca gostou de malhar e fazer dieta também não estava nos planos dela. Ela estava um pouco acima do peso e buscava fazer um tipo de balé mais moderno e logo se identificou com a proposta do ballet fitness. “É legal, mas é sofrido. (risos) Eu vejo minha evolução, a resistência física melhorou, a definição muscular e percebo a diferença em várias partes do meu corpo”, fala Nathália. Com a atividade, ela emagreceu 7 quilos em apenas 3 meses.

 

Ballet fitness

ballet fitness

 

As aulas do ballet fitness são montadas em circuitos e os exercícios são trabalhados com muitas repetições. O método foi criado em 2003, pela bailarina e educadora física Betina Dantas. Ela misturou séries de agachamentos, abdominais e flexões com passos da dança clássica. Segundo a professora do método e proprietária da escola Nathalia de Luna Dance Center, Nathalia de Luna, em uma aula é possível perder em média até 800 calorias. Abdômem, glúteos, coluna, pernas, braços e todas as partes do corpo são estimuladas. 

 

Conforme explica Nathalia, a aula não usa nenhum tipo de equipamento e sim apenas o peso do próprio corpo das alunas. “O ballet fitness tonifica. A mulher fica como o corpo da bailarina, todo definido, longilíneo, mas não tem crescimento muscular”, pontua a professora.

professora de ballet fitness

 

A escola dá aula do método desde julho de 2014 e Nathalia acredita que as redes sociais e as celebridades ajudam a divulgar o ballet fitness. “Os famosos que praticam postam fotos e aí as pessoas ficam conhecendo. Tem muito artista que faz como a Grazi Massafera, Ingrid Guimarães, Sharon Menezes, Claudia Raia, Carol Magalhães e por aí vai.”

 

Para fazer a aula não é preciso ter conhecimento prévio de balé, sendo indicada para pessoas a partir de 14 anos.

 

 

Ballet + fitness – método Xtend Barre

 

Já o ballet + fitness, do método Xtend Barre, junta os princípios do pilates com a leveza do balé. A técnica, ao contrário do ballet fitness, surgiu lá fora, nos Estados Unidos. De acordo com a professora da metodologia da escola Âmbar, Nina Souto Maior, alguns materiais fazem parte da aula como alteres, bola, elástico, faixa de ioga, entre outros. Em média, os praticantes perdem 404 calorias por aula.  “É um exercício completo. Melhora a postura, o tônus muscular, deixa o corpo mais definido e feminino. Trabalha os alongamentos e a flexibilidade”, afirma Nina.

 

professora de balé

Para a professora, o método está atraindo atenção de pessoas que não gostam muito de fazer academia e querem ter resultados mais rápidos. “Geralmente, as alunas chegam aqui pela primeira vez e acham que é fácil, mas logo no primeiro exercício elas já sentem o músculo queimar. A atividade é intensa e a gente sente todo o corpo trabalhando”, explica.

 

O Ballet + fitness pode ser praticado por qualquer pessoa, a partir dos 12 anos. Mesmo para pessoas com algum tipo de problema de saúde, a atividade é indicada já que pode ser adaptada para determinados casos, desde que haja autorização médica.

 

 

 

 

Onde praticar em Macaé

 

Ballet fitness
Aulas
Segundas e quartas-feiras às 10h30, às 14h e às 19h
Terças e quintas-feiras às 20h
Sextas-feiras às 9h

Na escola Nathalia de Luna Dance Center
Localizada na Avenida Atlântica, 2.000, na Praia dos Cavaleiros
Telefones: (22) 2142-4808 / 99773-9128 / 98139-8185

Site da Nathalia de Luna Dance Center 
Facebook da Nathalia de Luna Dance Center

Ballet + fitness – método Xtend Barre
Aulas
Na Âmbar Cavaleiros
Segundas, quartas-feiras e Sextas às 9h
Segundas e quartas-feiras às 20h
Terças e quintas-feiras às 14h

Na Âmbar da Imbetiba
Segundas e quartas-feiras às 13h30
Segundas e quartas-feiras às 19h
Terças e quintas-feiras às 9h

Na escola Âmbar
Âmbar Cavaleiros - localizada na Avenida Atlântica, 2.828, na Praia dos Cavaleiros
Âmbar Imbetiba – localizada na Rua da Igualdade, 547, Imbetiba
Telefones: (22) 2773-3728 - Cavaleiros / (22) 2770-5667 - Imbetiba

Site da Âmbar 
Facebook da Âmbar  
 

Comentários

Enviado por Gilvania Pereira em
Aula maravilhosa para quem quer tônus e definição. Estava quase um ano parada e em menos de dois meses sinto meu corpo mais definido. Super índico, faço na Âmbar com a super professora Nina com seu carinho , atenção e conhecimento.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.