Notícias e Variedades de Macaé
Início » Sua casa » Decoração e construção » Projeto adaptado

Projeto adaptado

ter, 11/04/2017 - 11:01 -- Leila Pinho
Créditos: 
Imagens 3D Criare
projeto de quarto adaptado para pessoa com necessidades especiais

A grande vantagem do móvel planejado é atender a necessidade do usuário. Tem gente que tem muito sapato e precisa de um sapateiro maior no closet. Agora, imagina as necessidades de pessoas que possuem algum tipo de limitação na mobilidade, por exemplo. Um projeto desafiador, deste tipo, está sendo feito em Macaé pelas arquitetas Cláudia Augusta e Lívia Melo.

Foto: Lívia Melo

livia, thais e claudiaCláudia e Lívia são amigas de Thais Ribeiro Peçanha, uma mulher de 34 anos, que possui necessidades especiais, tem mobilidade reduzida  e leva uma vida muito ativa. As arquitetas planejaram o quarto de Thais com os móveis da Criare, pensando em toda a necessidade de armazenamento de coisas dela e, principalmente, em como ela se movimenta e usa os espaços do quarto. Isso porque, apesar de Thais usar cadeira de rodas fora de casa como forma de proteção, na sua residência ela dispensa o uso porque se locomove usando as pernas e mãos.

“Esse projeto é acessível para a Thais, foi personalizado para ela. A profundidade do armário vai até onde o braço dela alcança, a altura da mesa pro computador e tudo o mais foi adaptado para ela”, explica Cláudia. Segundo conta Lívia, o grande desafio neste projeto foi atender dois tipos de demanda. “A Thais tem muitas coisas, muitos livros e grande necessidade de armazenamento. Foi preciso pensar que, ao mesmo tempo, tudo tinha que estar acessível para ela e para os pais também”, fala Lívia.

móvel planejado para pessoa com necessidade especialPara as arquitetas, contar com a equipe da Criare para executar o projeto foi fundamental. “Esse é um tipo de projeto raro, que foge dos padrões e os profissionais da Criare fizeram tudo com muita dedicação. Nós criamos e fizemos os ajustes em conjunto com a loja”, ressalta Lívia. A programação é que, em breve, os móveis sejam todos instalados no quarto de Thais.

“Estou ansiosa pra ver pronto. Acho que o projeto ficou bom. A minha preocupação maior é com a saúde. Eu sou asmática grave, então, pedi para elas (as arquitetas) que fizessem o projeto de um jeito que não acumulasse poeira, tem que ser tudo fácil de limpar. E ficou assim mesmo, com poucas coisas expostas. Estou numa grande expectativa com o mezanino, porque com isso elas conseguiram aumentar um pouco o tamanho do guarda-roupa, sem perder espaço de circulação na parte baixa do quarto”, opina Thais.

“Ela vai ter um salto de qualidade de vida com o novo quarto. Antes, não tinha setorização, ela dependia da mãe para armazenar algumas coisas. Quando ficar pronto, ela vai poder receber os amigos, guardar as coisas que precisa e ter tudo fácil à mão”, fala Cláudia.

Detalhes do projeto adaptado

mezanino de móvel planejadoTudo no projeto encanta pela funcionalidade e estética. O projeto se divide em duas partes, uma onde fica a cama, a escrivaninha e o armário, e a outra é o mezanino. A mesa da escrivaninha tem 33 cm de altura, que fica muito confortável para Thais usar o computador, estudar e trabalhar. O espelho que fica na porta de correr de um armário é do tamanho ideal para que ela se veja de corpo inteiro. Embutido na parte debaixo da cama, existe um degrau que facilita o acesso para dormir e ainda dá pra guardar várias coisas nas gavetas que ficam embaixo da cama.

Já no acesso ao mezanino, tem uma escada cuja profundidade maior e altura menor foi especialmente planejada levando em conta a forma como Thais se move. Ela se movimenta usando as pernas e as mãos. Embaixo dos degraus, nenhum espaço foi desperdiçado, e nestes lugares ela poderá guardar sapatos, bijuterias, maquiagens e outros itens de uso pessoal. Depois da escada, há armários com portas de correr, onde Thais poderá armazenar coisas que utiliza eventualmente. O interessante do mezanino é que ela tem acesso com facilidade, pela escada, e os pais conseguem alcançar de pé mesmo. Tanto a escada quanto a passarela do mezanino têm cabos de aço que funcionam como um guarda-corpo. Item pensado para a segurança de Thais. Todos os puxadores dos móveis são embutidos, isso foi planejado para não machucá-la.
 

Comentários

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
4 + 11 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.