Notícias e Variedades de Macaé
Início » Sua casa » Decoração e construção » Planejados para a área de saúde

Planejados para a área de saúde

seg, 28/08/2017 - 14:48 -- Renatta Viana
Créditos: 
Fotos: Alle Tavares
clínica Policardio Policlínica

Cada vez mais empresas vêm se preocupando em transmitir melhor imagem, seja ela a partir de um projeto arquitetônico específico ou nos itens de decoração. A função da Arquitetura Corporativa é justamente contribuir para que a empresa consiga expressar o que realmente deseja. O primeiro passo para quem quer investir em um projeto corporativo, é avaliar o perfil da empresa, características marcantes para servir como ponto de partida, para então criar espaços dinâmicos que contemplem um bom projeto luminotécnico, móveis planejados ergonômicos, divisórias eficientes, boa acessibilidade, tornando o local harmonioso e confortável para quem frequenta.

projeto planejado da criare na policlínica

 

A área da saúde vem ocupando grande espaço em relação aos projetos empresariais, eliminando a ideia de que esses ambientes precisam ser sóbrios e sem vida. Hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios, por exemplo, buscam através de projetos personalizados, estabelecer identidade, design e características individuais que proporcionam bem-estar e conforto. Segundo a arquiteta Manola Lo Bianco, é muito importante que os espaços institucionais e corporativos sejam agradáveis, criativos, dinâmicos e flexíveis, pois influenciam diretamente no desempenho e na produtividade de seus usuários.

 

“Todo ambiente busca expressar estilo e personalidade. Então, inicialmente, o projeto arquitetônico visa entender as necessidades de determinado local para então unir funcionalidade e beleza aos espaços. O mobiliário planejado ajuda a otimizar esse espaço, tornando-o acolhedor e funcional, aproveitando a grande variedade de acabamentos disponíveis. Já investir num bom projeto luminotécnico, indica luminosidade ideal natural ou artificial, influencia na cor e temperatura do ambiente, com luminárias bem posicionadas. Deve-se considerar se o pé-direito é alto ou baixo, o uso de espelhos e cortinas, cores e materiais dos móveis, etc”, comentou Manola.

arquiteta manola lo bianco

 

Muitos critérios estão integrados a um projeto arquitetônico corporativo, em especial para a área de saúde, como a opção do uso de pisos elevados, ideais para abrigar instalações elétricas entre os espaços das placas modulares. Já as divisórias fixas ou móveis, presentes na maioria das empresas, organizam os espaços e garantem a privacidade dos funcionários. Sobre acabamento, a sugestão é o uso de vidros inteiros, acrílico, MDF, tecidos, entre outros. Quanto à questão de acessibilidade, devem estar inseridos no projeto, a instalação de rampas e elevadores que facilitem o acesso, portas largas para a passagem de cadeiras de rodas, sanitários para deficientes físicos, sinalização para pessoas com deficiência visual ou auditiva, inclinação das rampas de acesso, piso, corrimãos, altura dos balcões e outras medidas, como prevê a legislação.

 

 

escritório medicoA arquiteta Manola Lo Bianco foi responsável por assinar o projeto corporativo completo da Policlínica Serviços Médicos de Macaé. De acordo com Heloana Antunes Sabino de Azevedo, sócia diretora executiva da clínica, a empresa passou por total reestruturação arquitetônica e decorativa, após observarem as transformações repentinas do mercado econômico e financeiro da cidade. “Nosso intuito era realocar e ampliar todo o espaço da Policlínica, totalizando 1.200 m2. A Manola nos orientou quanto à reforma e design das áreas internas e externas. E o mais importante foi optar por uma profissional séria, que preza pela qualidade do serviço. O resultado final superou nossas expectativas, pois conseguimos realizar fielmente o projeto inicial. A forma como os espaços foram redesenhados em perspectivas totalmente inovadoras, com a presteza da Criare que me atendeu com excelentes produtos, me acompanhando inclusive, pós-projeto”, disse Heloana.

 

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
14 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.