Notícias e Variedades de Macaé
Início » Sua casa » Decoração e construção » A nova área de lazer

A nova área de lazer

seg, 06/01/2014 - 11:01 -- Leila Pinho
Créditos: 
Foto Portal DiverCidades
área de lazer com piscina churrasqueira e área verde casa de macaé

A chegada do verão estimula muita gente a ir para a praia. Mas, há quem prefira ficar em casa e curtir o próprio espaço de lazer ao ar livre. Com piscina, churrasqueira, ducha ou espreguiçadeira, esses ambientes são ideais para receber amigos, confraternizar com os familiares e se divertir mais nos fins de semana e nas férias.

Nos últimos anos, as áreas de lazer residenciais ganharam novos componentes, móveis que comportam mais pessoas e uma série de outros itens que acompanharam a mudança de comportamento e necessidades da família. De acordo com a arquiteta e designer Soraia Lima, da Lima e Dutra Arquitetura de Macaé, há cerca de 2 anos a TV tem sido muito requisitada. “Antes não era comum vermos TVs nesses ambientes. Hoje, muitos projetos já contam com a TV. As famílias querem ver DVD, assistir jogos, etc. Ano que vem vai ser muito usada por causa da Copa”, fala Soraia. área de lazer com mesa de MDF grande

O piloto de helicóptero Venceslau Ribeiro, 43 anos, que mora em Macaé, fez uma nova área de lazer em sua casa e planeja instalar um televisor no local. “Eu tenho visto muito isso. Vários amigos meus têm TV na área de lazer. Eu acredito que esse espaço acaba virando a nova sala de estar da casa porque é o local mais agradável para receber os amigos”, diz o piloto.

Alguns mobiliários que acomodavam menor número de pessoas estão saindo de cena para dar lugar aos mais espaçosos. Era muito comum ver mesas com quatro cadeiras na área de lazer. Hoje, já é possível perceber a mudança com a presença das mesas grandes, de dois metros ou mais. “O tom mais rústico do ambiente também é notável. Os móveis em madeira de demolição estão sendo muito usados. Tem lustre rústico e até opções de ventiladores de teto no mesmo estilo”, fala Soraia.

Outra novidade é a instalação de ventilador de teto próximo à área da churrasqueira. Quem ficava responsável por assar a carne nos dias mais quentes costumava experimentar uma sensação de desconforto causada pelo calor solar junto com o da churrasqueira. De acordo com a arquiteta, os clientes que colocaram o equipamento estão adorando.

A tradicional área de tijolinhos que abrigava só a churrasqueira está ganhando novas extensões com o fogão à lenha e o forno. No mesmo lugar, o morador tem três opções para experiências gastronômicas. “A estrela da minha área é a churrasqueira com o forno e fogão à lenha. É ótimo para convidar os amigos. Já fizemos até uma pizza aqui em casa”, conta a psicopedagoga Laudicéia Mendes Tales, 50 anos, que revitalizou o espaço onde fica a churrasqueira, há pouco tempo.

 

A parte funcional e prática da área de lazer confere ainda mais comodidade à família

 

pia de granito em área de lazer residencial

Esse é o espaço do conforto, de ficar bem à vontade, relaxar e aproveitar os relacionamentos pessoais sem se preocupar com nada. Por isso, a área de lazer básica precisa ter um lavabo, banheiro, mesa com cadeiras e espaço que comporte o número de pessoas que serão recebidas. Não adianta querer fazer uma piscina grande num espaço pequeno. “Cada espaço tem o seu dimensionamento. Temos que chegar às dimensões palpáveis para cada cliente. Eu sempre pondero e explico que o tamanho da piscina tem que ser adaptado de forma que haja uma área para banho de sol”, esclarece Soraia. 

A praticidade, conceito muito difundido na vida moderna, também é levada para a mobília que compõe o ambiente. O granito escuro é uma boa opção para bancadas porque é fácil de limpar, assim como os revestimentos para paredes em tons pastéis mais claros. Materiais e tecidos impermeáveis nas mobílias são outra dica de praticidade. O mesmo serve para os móveis rústicos. 

 

área de lazer com piscina, grama sintética, pedriscos e dormentes de trem

Projetos de área de lazer de casas macaenses

 

Confira abaixo alguns detalhes de dois projetos de área de lazer executados pela arquiteta Soraia Lima, em residências de Macaé.

Casa do Venceslau Ribeiro 

 

A área de lazer da casa do piloto de helicóptero, Venceslau Ribero, ficou muito verde. O muro ganhou folhagens e textura em tom mostarda. O revestimento da piscina e do SPA com água quente foi feito com pastilhas em vários tons de azul. No chão do espaço da piscina foi utilizada uma combinação de pedriscos, grama sintética e dormentes de trem. Próximo à churrasqueira e ao forno, há uma composição de cimento queimado com mosaicos coloridos. Já a parede da ducha foi composta com ladrilho hidráulico.

chão de cimento queimado com mosaico

 

“Pelo menos uma vez por semana a gente faz alguma coisa e usa a churrasqueira ou o forno. Acredito que só vale a pena investir numa área desta, com conforto, quando tem gente para participar dos encontros. É um prazer receber as pessoas”, fala Venceslau.

 

Casa da Laudicéia Mendes Tales

 

Na área de lazer da casa da psicopedagoga Laudicéia Mendes Tales, apenas o espaço onde fica a churrasqueira foi reformado há pouco tempo. A revitalização nesse ambiente consistiu em instalar o forno, fogão à lenha e a churrasqueira, colocar armários planejados, pia de granito marrom e ladrilhos hidráulicos como revestimento de uma parte da parede. Uma mesa planejada, de MDF, de 2 m de comprimento complementou o espaço.

ladrilho hidráulico colocado em cima da pia de granito

 

“Queríamos que fosse um lugar agradável de encontro para a família e ficou muito bom. Gostei também porque tem muito verde. É um espaço onde todos se sentem bem, à vontade. Fiz uma reunião só de mulheres aqui, eram 12, e foi uma delícia”, conta Laudicéia.
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 4 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.