Notícias e Variedades de Macaé
Início » Sua casa » Decoração e construção » Madeira de demolição

Madeira de demolição

qua, 22/05/2013 - 09:25 -- Divercidades
banco feito com madeira de demolição

Em tempos em que o respeito e a preservação do meio ambiente são temas debatidos em todas as esferas sociais, adotar práticas que prezam pela sustentabilidade é cada vez mais comum e está na moda. A postura ambientalmente correta também pode dialogar com a decoração em casa. Exemplo fácil está na escolha dos móveis, como evitar aqueles que sejam provenientes de desmatamento e escolher aqueles enquadrados na política de reflorestamento.

mesa feita com madeira de demolição

Seguindo esse caminho em prol da natureza estão os móveis de demolição. Móveis de demolição não são peças antigas que foram restauradas, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Os móveis de demolição são fabricados a partir de madeiras recuperadas de antigas casas e galpões. “A preocupação das pessoas com a natureza está muito forte. E, sabendo que os móveis de demolição são fabricados com madeira reaproveitada, a procura por esse tipo de móvel cresce”, afirma a arquiteta Eliana Nogueira.

Utilizada de diversas formas, a madeira de demolição é recuperada e após receber o devido tratamento transforma-se em mesas, bancos, aparadores, etc. Além da qualidade, durabilidade e resistência, o produto torna os espaços mais aconchegantes e bonitos, coordenando harmoniosamente o rústico com o moderno. Esse tipo de mobiliário possui marcas de envelhecimento natural, restos de pinturas antigas e ranhuras rústicas.

Outra característica importante é a capacidade de combinação com outros elementos. “Praticamente tudo combina com esse tipo de móvel. Para não errar na dose, indico ter no máximo duas peças do estilo no mesmo cômodo”, fala Eliana.

Tipos de madeira

mesa de madeira de demoliçãoAs madeiras encontradas nas demolições são a peroba rosa, cedro, ipê, jacarandá, peroba do campo, canela preta e pinho de Riga, muitas delas com mais de 200 anos. O material é extraído, na maior parte das vezes, de janelas, assoalhos, portas, estrutura geral da casa como paredes e telhados, e pode ser transformado em diferentes tipos de móveis.

Diferentemente das madeiras novas, a de demolição sofre um efeito de estufa natural, o que impede retração ou empenamento. Alguns tipos de madeira já estão extintas comercialmente e, por esse motivo possuem valor acima das demais. O fato de a peça ser restaurada e trabalhada também contribui para o aumento do seu valor.

Como identificar um verdadeiro móvel de demolição

É preciso ter atenção na hora de comprar móvel confeccionado com madeira de demolição. Algumas indicações de legitimidade dessa madeira estão em pequenos sinais que estão à vista. Procure por marcas rústicas deixadas pelo tempo e pelo uso, tais como furos de pregos e parafusos, restos de tintas, muitas vezes sobrepostas, veios na madeira já trabalhada pelos anos e até pequenas falhas. Normalmente, peças produzidas em madeira de demolição são mais pesadas que móveis convencionais ou mesmo aqueles fabricados com madeira de reflorestamento.

Comentários

Enviado por Jose em
Que legal! Conhee7o essa estante do Fernando, ela e9 farcibada na fabrica que trabalhei. Os mf3veis de pinus se3o f3timos e verse1teis, pois ale9m dessa tonalidade natural da estante, ele pode receber um tingimento e se tornar uma madeira escura, ale9m de ser sustente1vel! Bjo

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
15 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora