Notícias e Variedades de Macaé
Início » Sua casa » Decoração e construção » Comprar um imóvel novo ou reformar um usado?

Comprar um imóvel novo ou reformar um usado?

seg, 30/10/2017 - 11:04 -- Leila Pinho
Créditos: 
Fotos: Alle Tavares
piscina iluminada área de lazer

Num período onde a economia ainda está retraída e as famílias buscando alternativas de redução de custos, o dilema entre construir ou reformar pode ficar mais fácil de resolver. Segundo os arquitetos Carla Bacelar e Eduardo Azevedo, da Ecotrace Arquitetura Sustentável, as vantagens em reformar um imóvel em vez de construir do zero são inúmeras.

 

eduardo e carla arquitetos da ecotrace arquitetura sustentável“Primeiro, o imóvel que já existe, geralmente, está em um bairro consolidado. Construir pode sair mais caro do que reformar, pois tem que começar do zero e não há nenhum tipo de reaproveitamento, nem economia. Dependendo da reforma, se não tiver alteração estrutural e acréscimo de área, não há entraves burocráticos e, com isso, se ganha tempo na execução. E como o preço dos imóveis caiu, está valendo a pena comprar e reformar”, afirma Carla.

 

Do ponto de vista da sustentabilidade, também há benefícios. É possível economizar na quantidade de materiais, no consumo de água e de energia e gerir os resíduos da reforma. A Ecotrace sugere várias ações sustentáveis como: instalação de painel solar fotovoltaico, de lâmpadas de led, de cisterna de captação de água da chuva,  melhoria na eficiência da instalação elétrica e hidráulica, além de fazer o planejamento orçamentário, que evita gastos desnecessários e surpresas durante a obra.

 

A professora Maria Dolores Monteiro, de 58 anos, mora na mesma casa há 29 anos e decidiu reformar alguns ambientes, como a área de lazer, a sala, a cozinha, o escritório e os quartos. Uma cisterna de água de chuva está sendo construída para atender um hábito da família. “Meu marido é orquidófilo e eu gosto muito de plantas também. Então, essa cisterna vai servir pra molhar as nossas plantas”, comenta Lola, que elogia a administração da obra pelos arquitetos. “Eu os contratei só para fazer a piscina, mas gostei tanto do trabalho que acabei fazendo várias outras coisas, eles são muito bons”, comenta.

 

monique munhoz em cozinha moderna

Com orientação profissional e muito critério, o imóvel pode ficar do jeitinho que a família quer. Os arquitetos da Ecotrace trabalham nesse sentido. Eduardo esclarece as etapas do trabalho: orientação para compra do imóvel mais adequado, projeto com detalhamento construtivo, decoração, toda a execução da reforma e legalização, se for necessário. “Os imóveis antigos, às vezes, ficam ultrapassados e passam a não atender os moradores. O nosso trabalho é personalizar os espaços com a reforma , para que o imóvel volte a ser funcional, fique mais moderno, eficiente e econômico. Se o cliente quiser, pode fazer tudo com a gente, desde a escolha do imóvel até a entrega da reforma pronta, mas pode também contratar uma ou várias dessas etapas”, pontua Eduardo.

 

A nutricionista Monique Munhoz, 32 anos, personalizou todos os ambientes de seu apartamento. “Eu e meu marido amamos o projeto, ficou melhor do que imaginávamos. Todos os ambientes ficaram lindos e aconchegantes. Eles são super atenciosos e prestativos. A Carla foi comigo escolher o material de todos os ambientes, desde iluminação até pisos, móveis e decoração. Tudo que precisávamos, ela estava sempre nos auxiliando e tirando todas as dúvidas. Ficamos muito satisfeitos com o trabalho final e felizes com o nosso apartamento, que ficou lindo”, conta Monique.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
12 + 6 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.