Notícias e Variedades de Macaé
Início » Notícias » Edição 2018 do "Professor Investigador" começa nesta quinta

Edição 2018 do "Professor Investigador" começa nesta quinta

seg, 16/04/2018 - 15:31 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Foto: Rogerio Peccioli
fachada do solar dos mellos

O Solar dos Mellos/Museu da Cidade de Macaé vai realizar, nesta quinta-feira (19), às 15h, a primeira edição do projeto “Professor investigador” de 2018. O projeto é uma das vertentes da proposta de educação patrimonial do museu e visa à multiplicação das informações sobre o município e a região, com o objetivo de formar novos pesquisadores sobre a história de Macaé, memória e patrimônio.

Para a retomada do projeto, o convidado é o professor doutor Márcio de Souza Soares, da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Campos dos Goytacazes. Ele vai ministrar sobre "História social do Cotidiano do Brasil em fontes primárias: testamentos e inventários post-mortem".

Voltado a alunos, professores de história e de ciências sociais, bem como ao público em geral, o projeto Professor Investigador detalha aos interessados como transformar tais fontes primárias, em poder do Solar, em novas aulas e em novas frentes de pesquisas. Segundo Conceição Franco, historiadora do Museu da Cidade, estão convidados professores e alunos do ensino fundamental, médio e universitário das redes pública e privada da região. Para participar não é necessário se inscrever e todos receberão certificado de participação.

Segundo a historiadora do Solar dos Mellos, Conceição Franco, a proposta da coordenação do projeto Professor Investigador, vinculada ao projeto 'Macaé em fontes primárias' é, além de preservar documentos inéditos para o município, disponibilizá-los à pesquisa.

“Para que os profissionais de ensino do município possam ter livre acesso a esses documentos, de modo a colaborar para o ensino de história nas instituições de ensino no município, tivemos a colaboração da Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Macaé (Fafima), que cedeu estagiários de história para digitalizar testamentos e inventários”, informa Conceição, acrescentando que durante  o ano de 2017, eles fizeram a digitalização sob a orientação da arquivista do Solar dos Mellos, Juliana Alvim.
O Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, Centro. 
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.