Notícias e Variedades de Macaé
Início » Notícias » Descarte de lixo eletrônico

Descarte de lixo eletrônico

ter, 27/08/2013 - 15:26 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Foto Portal Divercidades
Contêiner para coleta de resíduos tecnológicos na praça washington luiz em Macaé

Campanha municipal de coleta de resíduos sólidos instala contêiner na Praça Washington Luiz, em Macaé, para receber lixo eletrônico. As pessoas podem entregar aparelhos e equipamentos como computador, impressora, teclado, baterias e pilhas, DVD, etc. A coleta vai funcionar de segunda a sexta-feira das 9h às 17h até o dia 13 de setembro. Todo o lixo recolhido será encaminhado para empresas que fazem reciclagem dos materiais.

A iniciativa da secretaria de Ambiente da prefeitura de Macaé tem o intuito de mensurar qual é a real necessidade de descarte de lixo tecnológico no município por entrega voluntária, estabelecer política de gestão deste tipo de resíduo e minimizar os impactos no meio ambiente.

Segundo o geógrafo da secretaria de Ambiente e responsável pela campanha, Sávio Augusto Magaldi, a prefeitura pretende obter informações sobre que tipos de produtos tecnológicos são mais descartados e de quais locais da cidade vem a maior quantidade de resíduos. “Com base nos indicadores extraídos dessa ação, vamos programar coletas itinerantes ainda este ano em alguns bairros de Macaé. A ideia é fazer “ecopontos” itinerantes que permanecerão em alguns bairros por determinados períodos para facilitar a entrega dos resíduos”, esclarece Sávio.

O responsável pela campanha afirma que a secretaria de Ambiente está planejando instalar “ecopontos” fixos em Macaé para coleta de resíduos tecnológicos. Porém, ainda não há data prevista nem definição sobre o local da implantação. Na última campanha realizada pela prefeitura, em 2011, 5 toneladas de resíduos tecnológicos foram coletadas.

“Trocamos muito rápido de tecnologia, compramos coisas novas cada vez mais. Então, estamos passando por uma mudança de cultura de consumo mais acelerado. Mas, também temos que ter a cultura de saber onde vamos descartar tudo isso, para preservar o meio ambiente. Todo processo de mudança é gradual, mas as pessoas precisam ter responsabilidade ambiental e mudar os hábitos”, diz Sávio.

Após o dia 13 de setembro, o cidadão que tiver algum lixo tecnológico pode ligar na secretaria de Ambiente no telefone (22) 2762-4802 para obter informações sobre como fazer o descarte sem causar danos ao meio ambiente.
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 5 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora