Notícias e Variedades de Macaé
Início » Negócios » Empresas » Empresas investem na mídia social

Empresas investem na mídia social

sex, 26/07/2013 - 10:04 -- Divercidades
Categoria: 
Aline Kilson da escola de dança Âmbar no facebook da âmbar em Macaé

As mídias sociais fazem parte do cotidiano das pessoas e além de servirem como meio de interação social, são importantes canais para que as empresas se relacionem com seus públicos.  De olho nisso, algumas instituições estão investindo na comunicação e marketing digital e profissionalizando a atividade. Em Macaé, há exemplos de organizações do segmento de varejo, educacional, hoteleiro, público, de saúde, etc. que mantém presença no facebook, twitter, youtube, com esse foco.

O Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG), formado pelo Colégio Castelo e Faculdade Salesiana, está no facebook e no twitter. Atualmente, as duas páginas do facebook do INSG somam mais de 12 mil “curtidores”. No twitter, o INSG tem mais de 170 seguidores. A rede educacional tem duas profissionais de comunicação responsáveis pela administração dos canais. A assessora de comunicação do INSG e publicitária, Calícia Matos Faria Abreu, e a assessora de imprensa e jornalista, Adriana Corrêa, gerenciam o conteúdo postado nas mídias sociais do INSG. facebook Colégio Castelo

“Como somos da área de educação, precisamos estar nos novos canais para dar mais visibilidade à marca e marcar presença no mercado. Além disso, como trabalhamos com jovens, temos que usar os canais que eles usam para ficar mais perto do nosso público”, afirma Calícia.  A instituição optou por ter duas páginas no facebook para se comunicar em uma com os alunos da faculdade e, na outra, com os estudantes do colégio. “Criamos espaços institucionais diferentes em função da especificidade do público. A linguagem direcionada ao jovem universitário é diferente da utilizada com a criança, o adolescente ou os pais dos alunos”, explica Calícia.

O INSG atualiza as informações no facebook, praticamente todos os dias, acompanha as interações que acontecem na rede e interage com os “curtidores” que fazem perguntas ou críticas.  Já no twitter, a frequência de postagens é semanal porque o número de seguidores é bem menor.

A escola de dança Âmbar, também investe na comunicação em rede social. A agência de publicidade Bigode, de Macaé, é responsável por gerir o conteúdo postado no facebook da instituição que, inclusive, já fez anúncio patrocinado nesta mídia. Além da administração por parte da agência de publicidade, a empresa também permite que professores contribuam com conteúdo para o facebook. Fotos da participação dos alunos em eventos de dança, por exemplo, são postadas pelos professores. A Âmbar possui mais de 9 mil “curtidores” e atualiza a página quase todos os dias.

“A gente quer fazer parte do cotidiano e da realidade dos nossos alunos. Quando promovemos um sarau de dança, o intuito é criar um vínculo com o aluno. Então, a gente acredita que as mídias sociais também têm essa capacidade de estreitar laços com o público da empresa”, afirma Aline Kilson, gestora administrativa da Âmbar. A instituição vê a mídia social como importante ferramenta de marketing digital. Para Aline, por ter grande abrangência, o facebook se torna meio que potencializa a divulgação do trabalho desempenhado pela Âmbar.

No ramo do varejo, a marca Babuska enxerga a mídia social como uma extensão das lojas. “É muito importante manter essa comunicação com o cliente pelo facebook. Vejo que é mais uma vitrine para o negócio, é a vitrine do mundo virtual”, fala uma das sócias da Babuska, Annie Costa. O facebook da marca é gerenciado por estagiária de comunicação social e possui mais de 1.800 “curtidores”. Novas informações são postadas na página toda semana. facebook babuska

A Babuska posta conteúdo sobre moda, tendências, promoções, dicas para combinar roupas e acessórios, entre outros assuntos. Como forma de investimento, a empresa aderiu ao aplicativo social “Desejaria” para expor sua marca.

De acordo com Annie, algumas ações realizadas nas mídias repercutem diretamente nas lojas. “Lembro quando nós tínhamos orkut e publicamos uma promoção de biquínis. Foi impressionante como a loja lotou em função disso”, recorda.

Em agosto, workshop sobre marketing digital voltado para empresários de Macaé vai abordar algumas estratégias de como se relacionar com o público no facebook, considerando as especificidades da realidade macanese. O evento será realizado pela empresa DS Marketing Store nos dias 7 e 8 de agosto. Acesse a matéria sobre workshop de marketing digital.
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 11 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.