Notícias e Variedades de Macaé
Início » Negócios » Empresas » Empresa inova com serviço de bufê de tapioca em Macaé e região

Empresa inova com serviço de bufê de tapioca em Macaé e região

seg, 14/09/2015 - 13:52 -- Leila Pinho
Créditos: 
Vip Fotos
tapiocas com vários recheios

Com espírito empreendedor e a ideia de levar para festas uma comida diferente, três amigos que moram em Macaé se juntaram para abrir a Tapioca Gourmet em janeiro deste ano, um serviço de bufê que mostra toda a versatilidade desta refeição com recheios deliciosos. A empresa atende clientes de Macaé (RJ) e região.

Foto: Vip Fotos

equipe da tapioca gourmet mostrando tapiocaA iniciativa dos sócios Ralf Lima, Perivaldo Eder e Marcos Basan surpreende. A tapioca é de origem indígena, muito consumida no nordeste do país e que, de alguns anos pra cá, está cada vez mais presente nas refeições dos brasileiros. Os três sócios partiram do conceito de que o prato tão popular no nordeste pode ganhar pitadas de sofisticação com recheios diferenciados, pratos decorados e porções na medida.

 

Segundo Ralf Lima, a equipe do Tapioca Gourmet leva toda a estrutura do bufê para o local do evento com os profissionais que preparam e servem os pratos. Bem prática, a estrutura é composta por uma ilha que pode ser colocada em locais pequenos. O tapioqueiro fica de frente para os convidados, favorecendo a interação com o público. As pessoas ficam curiosas de ver como se prepara o alimento e querem também tirar dúvidas com o profissional e até sugerir recheios.

 

Funciona como um rodízio. Conforme explica Marcos Basan, o anfitrião contrata o bufê e escolhe uma média de 8 tipos de recheios, entre doces e salgados, e a refeição é servida durante 4 horas, sem interrupção. Como o tamanho é pequeno e a massa fina, os convidados conseguem degustar mais tapiocas e provar variados recheios.  “Estamos preparados para atender desde uma festa menor feita na casa do cliente até grandes eventos como casamento”, fala Ralf.

Foto: Darlan Aranha/Vip Fotos

equipe da tapioca gourmet com chef de cozinhaA aposentada Rita Maria Vilar Sampaio, de 62 anos, comemorou o aniversário dela e do filho servindo tapioca aos convidados. A refeição faz parte da história de vida dela, que é baiana. A comemoração de Rita e do filho foi em casa e reuniu cerca de 50 pessoas entre amigos e familiares. “Resolvi fazer assim porque 90% das pessoas da festa adoram tapioca. Eu tenho amigos de Macaé, de São Paulo e do Espírito Santo. Eles gostaram muito porque saiu da mesmice”, conta.

 

Conforme conta a aposentada, o prato foi servido o tempo todo. “Como a porção é menorzinha, o pessoal experimentou vários sabores. Tinha opção até para quem não come carne. Eu comi mais a de frango com catupiry e a doce, de banana com canela, estava uma delícia”, recorda Rita.

 

O bufê é jovial, versátil e muito contemporâneo. Por ser diferente, têm atraído atenções. Em abril deste ano, uma noiva contratou o serviço da Tapioca Gourmet para sua festa de casamento, de 180 convidados. O evento foi realizado no Visconde Gourmet, Centro de Macaé, e contou com duas ilhas para servir a refeição, além do bufê mais tradicional.

 

Márcia Leal, gerente do Visconde Gourmet e sócia da Leal Eventos, foi responsável pela decoração e bufê da festa. Ela conta que os convidados do casamento de Fabiana e Joaquim aprovaram a novidade. “A noiva é da Bahia e o noivo de Manaus, então a tapioca tem tudo a ver com eles e faz parte da infância do casal. Lembro de um grupo de convidados que era da região Norte e Nordeste. Os convidados elogiaram bastante o atendimento deles.” Para ajudar a trazer o clima do nordeste para o casamento, a equipe do bufê ainda levou esculturas do Lampião e Maria Bonita para compor a decoração.

Foto: Alle Tavares

pessoa comendo tapiocaComo Márcia tem contato com vários fornecedores, é sempre muito criteriosa para indicar empresas do ramo. Outro evento realizado este ano no Visconde Gourmet, o Golden Dreams, reuniu várias empresas e a equipe da Tapioca Gourmet estava presente. “Eles são organizados, têm postura coerente e a higiene é impecável. Eles manipulam o alimento na frente do cliente e o sabor é muito bom, a gente percebe que o produto é de qualidade”, avalia.

 

“As pessoas querem sair do trivial. A tapioca atende todo mundo, como os idosos que se lembram da infância e os jovens que gostam bastante porque não tem glúten. Isso sem falar que a tapioca não pesa. A pessoa come e se sente bem”, fala Perivaldo.

 

Recheios

 

O cardápio da Tapioca Gourmet conta com oito opções salgadas e nove doces. Entre os salgados, têm os tradicionais como: carne seca com catupiry; frango com catupiry e queijo com presunto. Esses são sucesso garantido e, entre o público de Macaé, o de carne seca com catupiry agrada mais, de acordo com Ralf. As demais opções salgadas são: calabresa com queijo, cebola e orégano; espinafre com champignon; queijo branco, tomate e manjericão; coco com queijo e a vegetariana, que leva brócolis, palmito, milho verde, azeitona verde e tomate. Novos recheios estão sendo preparados. Perivaldo já adianta que o de carne de sol com purê de aipim será lançado em breve.

Foto: Alle Tavares

tapioca com recheio de espinafre e champgion

 

Já no menu das doces tem: banana, açúcar e canela; chocolate; chocolate com banana; chocolate com morango; doce de leite; goiabada com queijo branco; coco com leite condensado; prestígio e brigadeiro branco com limão siciliano.

 

O bufê ainda oferece alguns acompanhamentos para as tapiocas salgadas como salada, molho de mostarda com mel, molho de alcaparras com ervas e manteiga temperada. Já para acompanhar os doces tem: calda de cereja, coberturas de caramelo, de morango, de chocolate e farofa crocante.

 

Quem contrato os serviços da Tapioca Gourmet pode escolher 8 opções de recheios entre as 17 oferecidas. Os sócios da empresa indicam sempre optar por maior quantidade de salgado do que de doce, mas a seleção fica ao critério do cliente. Como a empresa é formada por gente jovem, os tapioqueiros dão abertura para os convidados sugerirem recheios novos e até fazem algumas combinações se houver pedidos. “A gente trabalha com uma vibração boa, abraçamos o cliente de verdade e entendemos a necessidade dele. Somos abertos a fazer diferente e aceitamos sugestões”, pontua Marcos Basan.

 

Cardápio prime, tapioca para eventos requintados

Foto: Alle Tavares

Bell Mellsert chef de cozinhaPara quem está organizando uma comemoração mais requintada, a Tapioca Gourmet está elaborando em parceria com a chef Bell Mellsert o cardápio prime com recheios mais sofisticados. É uma boa pedida para quem organiza eventos com perfil de convidados apreciadores da gastronomia, que gostam de experimentar combinações inovadoras. “O Ralf me convidou pra montar esse cardápio que pudesse harmonizar com espumante, vinho tinto e cervejas nobres. Posso adiantar que os recheios vão ter uma pegada minha, meio francesa. Acho que a aceitação vai ser muito boa. O público quer coisas diferentes, quer testar, conhecer e aprender sobre gastronomia. Vou trabalhar bastante com as sensações: crocante, macio, cremoso...”, afirma Bell. 

 

O cardápio está praticamente finalizado e Bell já adiantou como serão dois recheios desse menu. Seguindo a tradicional técnica francesa de usar o maçarico nas preparações e proporcionar uma fina camada crocante ao delicioso creme francês, Bell criou o Tapioca Duo de Laranja Brulé que apresenta a fruta de duas formas diferentes.  A outra criação é a Tapioca Crocante de Provolone e Couli de Morangos. Nessa preparação, o queijo provolone ganha textura diferenciada e o recheio traz um equilíbrio entre o doce e o salgado, o crocante e o cremoso. O morango, em forma de couli (molho), dá frescor especial ao recheio.

Ficou interessado?
Entre em contato com a Tapioca Gourmet.

Telefones: (22) 99972-7059 / 99973-9420 / 99816-8994
E-mail: tapiocagourmetmacae@gmail.com
Acesse o facebook da Tapioca Gourmet Macaé 
Acesse o Instagram Tapioca Gourmet Macaé  

Informe publicitário

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
7 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.