Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Gastronomia » Palestras nutricionais da Firjan integram o Festival Gastronômico

Palestras nutricionais da Firjan integram o Festival Gastronômico

ter, 15/08/2017 - 16:06 -- Divercidades
caminhão cozinha brasil da Firjan

Por meio de uma parceria, a edição deste ano do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia vai oferecer palestras nutricionais gratuitas sobre alimentação saudável, no caminhão do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Serão realizadas três palestras por dia, das 16h às 17h, 18h às 19h e, 20h e 21h na  Unidade Móvel Sustentável do Programa Cozinha Brasil, um caminhão com cozinha adaptada,  espaço interno climatizado e capacidade para acomodação de 24 participantes. As palestras ministradas por equipe composta por nutricionista e auxiliar de cozinha.

A proposta das palestras é estimular o aprendizado a respeito da alimentação saudável, proporcionando uma prática de integração social. Ao final, os participantes são convidados a degustar as receitas preparadas.

O SESI criou em 2004 o Programa Cozinha Brasil. Essa iniciativa, originada a partir do Programa Alimente-se Bem do SESI-SP, visa a promoção de uma alimentação saudável por meio da educação alimentar e nutricional. Seu objetivo é estabelecer um processo educativo permanente, voltado a colaborar com a mudança de comportamento em relação à produção, preparação e consumo dos alimentos, promovendo uma cultura de saúde, bem-estar e desenvolvimento com sustentabilidade.

O Programa Cozinha Brasil é realizado por meio de cursos, oficinas e palestras ministrados por nutricionistas, e ensina como ter uma alimentação saudável, nutritiva, equilibrada e saborosa, contribuindo ainda com a diminuição do desperdício através do aproveitamento integral do alimentos. O Programa alia, portanto, economia, qualidade e sabor, tendo como base um dos seus princípios fundamentais o consumo consciente. As orientações e receitas buscam respeitar as diversidades e costumes regionais e a utilização de alimentos típicos de cada localidade.

As palestras nutricionais são resultado de uma parceria entre o Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros com a Firjan, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o grupo Mãe Orgânica.

O grupo  Mãe Orgânica é um projeto de vida que nasceu com o desejo de contribuir com a preservação do meio ambiente. O Projeto incentiva as pessoas, em especial as mães, a escolherem alimentos que protegem a vida em toda a sua cadeia de produção.

O projeto prega o  consumo de alimentos oriundos de agriculturas alternativas como: a biológica, natural, permacultura, biodinâmica e orgânica é uma das formas de preservar a vida e garantir saúde para nossos filhos e para as futuras gerações.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
18 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.