Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Gastronomia » Gastronomia para o natal

Gastronomia para o natal

qua, 26/11/2014 - 11:20 -- Leila Pinho
Categoria: 
Macarrons coloridos

Aprender uma receita nova e diferenciada pode ser ótima forma de surpreender a família e amigos ou até de aumentar a renda, principalmente nessa época do ano quando as pessoas já planejam as delícias para o natal e o fim de ano. Em Macaé, o Centro de Educação Corporativa (Ceduco), no Novo Cavaleiros, está com programação de cursos de gastronomia esta semana voltados para o Natal. Receitas como panetone doce e salgado, cup cake de natal e Bûche de Noël estão sendo ensinadas para os alunos.

Foto Alle Tavares

Alunas no curso de culinária e gastronomia

O próximo curso será o de macarons, um doce muito popular na França que está caindo nas graças dos brasileiros. O curso de macarons será realizado no dia 29, no próximo sábado e tem o custo de R$ 200,00. A gastrônoma Flávia Souza, instrutora do Senac de Campos dos Goytacazes será a professora. Há vagas abertas em duas turmas, uma será das 8h às 12h e a outra das 13h às 17h. De acordo com o diretor geral do Ceduco, Aldir Gaspar, há possibilidade de abrir mais uma turma no sábado no período da noite, caso as vagas das duas primeiras turmas sejam esgotadas.

 

 

Foto Alle Tavares

aluna confeitando a sobremesa Bûche de Noël

Quem participa do curso, além de aprender a produzir a receita, participa de degustação ao final da aula e de sorteio de brindes. Para garantir vaga no curso é necessário fazer depósito de parte do valor, antecipadamente. Os interessados em participar do curso podem entrar em contato pelo facebook do Ceduco ou pelos telefones (22) 2773-2774 ou 99237-5795.

 

“O foco maior é para quem trabalha com esses produtos, pessoas que vendem isso em casa ou em outro lugar. Mas, nada impede que outras pessoas que apenas tenham interesse em aprender, de fazer o curso”, diz Aldir.

 

Hoje a aula do dia é de cup cakes de natal e ontem, dia 25, o curso foi de Bûche de Noël. O curso de Bûche de Noël ministrado no Ceduco mostrou às alunas variações da sobremesa feita com mouses variados e recheios diversos.

 

A aluna Lidiane Manhães Silva Ribeiro fez o curso de Bûche de Noël e adorou o aprendizado, principalmente pelo fato de a sobremesa ser bem diferente e desconhecida por muitas pessoas em Macaé. Ela comercializa bolos artesanais e vende por encomenda e também pelo facebook Empório Natural Bolos Caseiros

 

“Tudo que aprendo aqui quero adaptar para o que faço que é mais natural. Acho que essa receita dá para fazer com chocolate sem glúten ou 70%, por exemplo”, diz Lidiane. Para ela, uma das vantagens do curso é que a professora ensina como as alunas podem adequar os ingredientes de acordo com o bolso do cliente e os produtos disponíveis na cidade. “Macaé tem carência de coisas mais sofisticadas, como receitas deste tipo e muita gente tem dinheiro para gastar”, ressalta Lidiane.

 

Marcela Figueiró também trabalha produzindo bolos, doces e cup cakes e está ansiosa para reproduzir o Bûche de Noël e vender para seus fregueses. “O curso foi muito bom e acho que vai agradar os clientes. Nessa época, as pessoas querem inovar. Eu já tenho cliente querendo encomenda”, diz entusiasmada. Marcela utiliza o facebook dela para divulgar seus trabalhos e também mostrar o que está aprendendo na gastronomia.

Foto Alle Tavares

Bûche de Noël sendo decorado

O diretor geral do Ceduco adianta que está preparando agenda diversa de cursos de gastronomia para o ano que vem e vai trazer novidades de interesse de quem trabalha nessa área e também para pessoas que adoram cozinhar e aprender. “Estamos mostrando nos cursos de gastronomia para o natal que com poucos recursos você pode ter um resultado muito bacana e que dá pra ganhar dinheiro com isso”, pontua o diretor geral da Ceduco.

 

As delícias do Bûche de Noël

 

O Bûche de Noël é uma sobremesa de natal que se parece muito com o rocambole, porém é mais elaborado. No curso ministrado pelo Ceduco, a chefe patissiere Simone Domingos fez várias unidades de Bûche com variações de mousse recheios diversos. Ela ensinou a fazer o mousse de chocolate, mousse de creme bávaro de pistache, mousse de avelã, mousse com biscoite spéculo, etc.

 

Foto Alle Tavares

Bûche de Noël com decoração de chocolate

Com experiência de quase 30 anos em gastronomia, a chefe passa para as alunas a importância de aproveitar ao máximo todos os ingredientes e evitar o desperdício. “Quando sobra um pouco de creme não jogamos fora. Podemos usar para fazer um bolo de pote”, ressalta. Como muitos ingredientes, materiais para decoração e outros acessórios para confeitar são difíceis de serem encontrados em Macaé, Simone explica que ensina como as alunas podem improvisar e fazer combinações que não dificultem a produção das receitas. 

 

“Busco desmitificar que não é difícil de fazer. É fácil, basta que você saiba o caminho. Trouxe para as alunas o que acontece no mundo e que talvez elas não soubessem se não fosse o curso, mas que é possível delas terem acesso”, fala Simone. 

 

O resultado final da receita é de comer com os olhos. Além da decoração e do acabamento darem um toque especial à sobremesa, o sabor é uma delícia sem fim.
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 6 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora