Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Gastronomia » Chefs vão compartilhar conhecimento no 8º Festival de Gastronomia

Chefs vão compartilhar conhecimento no 8º Festival de Gastronomia

qua, 16/08/2017 - 14:48 -- Divercidades
Créditos: 
Foto: Ana Branco / O Globo
katia barbosa com seu bolinho de feijoada

Começa nesta quinta-feira, 17, o 8º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia. Na quinta-feira, a Cozinha Show Todeschini traz às 19h, uma oficina de panificação com Philippe Lanie, consultor em panificação, com formação acadêmica na Ecole Supérieur de Gastronomie Ferrandi. Em seguida, a barista Adriana Valinhas de Rio das Ostras vai apresentar as principais diferenças entre o café especial e o tradicional de mercado em um bate-papo descontraído e informativo.

chef ana buenoÁs 21h a Embaixadora Viña Montes da Mistral Lilian Cavallari (SP), irá falar sobre Vinhos. Encerrando o primeiro dia, a Chef Ana Bueno do Restaurante Banana da Terra de Parati RJ participa do evento.

Na sexta-feira, dia 18, às 19h tem a gastronomia Vegana com o Chef Ishina Giarola do Restaurante Puro e Simples do Sana. Em seguida a Sommelier de Cachaça Isadora Bello Fornari do RJ e a Chef Lara Carolina macaense que atua no mercado de São Paulo. A programação deste dia será concluída pela  Chef Paula Prandini, que comanda o  gastrobar Stuzzi no Leblon e Empório Jardim, RJ.

No sábado, dia em que o Festival começa às 10h da manhã as atrações serão: 12h, o Chef cearense Russo do Restaurante Tiwan, 13h,   20h o Chef Pedro Rodrigues do Bartrô Restaurante e Bistrô de Rio das Ostras, preparando um bobó de camarão; o Chef Bruno Marasco do Restaurante Dona Carmina de Niterói e a Chef Kátia Barbosa do Restaurante Aconchego Carioca RJ. No domingo, último dia, às 12h o Festival traz os chefs  Virgílio Paixão do Devassa e Júlio Pinto do Xurrasclube falando sobre Churrasco de Chão.

Conheça alguns dos chefs deste Festival

Bruno Marasco

Campeão na categoria chef do concurso Água na Boca do GLOBO-Niterói. Ele é Chef do restaurante Da Carmine de Niterói.

Lara Carolina

A Chef Lara Carolina iniciou sua carreira com 16 anos ao ingressar na faculdade de gastronomia, onde já trabalhava para o catering Lena Labaki (chef consultora do Master Chef). Aos 17 recebeu o premio de jovens talentos e foi convidada a estagiar no DOM do Alex Atala, onde trabalhou em todas as áreas por quase 2 anos.

É empreendedora no Catering Sossi onde  realiza eventos totalmente personalizados com foco em criar a ponte entre o alimento e o business, para grandes empresas, entre eles: a Hortifruti, Natural da Terra, Meio e Mensagem, Brastemp, Chilli Beans, Layr Fornos e Fogões, Fiss Koss, Lumateck, EnergyBBDO, AlmapBBDO entre outros. Também é  sommelier de vinhos e cerveja, pós graduanda no MBA Master em Marketing da ESPM.

Paula Pandrini

chef bruno marascoPupila do mestre Roland Villard, com formação no renomado Institut Paul Bocuse, em Lyon – França, Paula Prandini é chef e restaurateur de sucesso no cenário gastronômico carioca. No comando do gastrobar Stuzzi, localizado na badalada Dias Ferreira – Leblon, e do premiado Empório Jardim, no Jardim Botânico e no Instituto Moreira Salles - Gávea, a chef consagrou seu trabalho com conquistas e reconhecimento da crítica nacional.

Kátia Barbosa

Queridinha do chef Claude Troisgros, a carioca Kátia Maria Barbosa, a Katita, é, nada mais, nada menos, do que a criadora do bolinho de feijoada, o petisco mais desejado da cidade. São quatro mil unidades vendidas, mensalmente, em seu restaurante, o Aconchego Carioca, na Praça da Bandeira, que virou point de amantes da boa mesa, famosos e antenados. Isso sem falar nas centenas de bolinhos vendidos para outras casas.

Adriana Valinhas

Em 2014, Adriana inaugurou o languagecafé em Rio das Ostras, uma cafeteria especializada em variados métodos de preparo do café 100% arábica, Marca Própria, Registrada e de Origem Certificada pela BSCA - Brazil Specialty Coffee Association.  A languagecafé está no Guia de Cafeterias 2016 e 2017, sendo a única da região a oferecer serviços diferenciados com cafés de alta qualidade elaborados por uma barista.

Festival

De 17 a 20 de agosto, Macaé se transformará no melhor destino gastronômico do estado do RJ. O Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, em sua oitava edição este ano traz o tema "Nas Mãos do Chef" com pratos que serão comercializados por R$ 20,00. Chefs renomados mostrarão criatividade na cozinha show Todeschini, elaborando ao vivo pratos para degustação dos presentes, harmonizando com rótulos de vinhos e estilos de cervejas artesanais. Na quinta e sexta-feira o Festival começa às 18h, já no sábado e domingo a partir das 10h.

Programação da Cozinha Show Todeschini e shows

17/8 – quinta-feira
philip fazendo pao
18h - CLIM - A autora Cristina Villaça contará a experiência de reunir em um livro histórias e receitas interligadas, ao lado da escritora Dailza Ribeiro, uma das autoras. A Chef Joelma Celestrini inspirada na receita da história de Dailza Ribeiro vai preparar uma moqueca.
19h - Panificação com Philippe Lanie, consultor em panificação , com formação acadêmica na Ecole Supérieur de Gastronomie Ferrandi
20h - Barista Adriana Valinhas de Rio das Ostras (vai apresentar as principais diferenças entre o café especial e o tradicional de mercado em um bate-papo descontraído e informativo)
20h -  Musica instrumental, no palco - com Violino e Sax de Samuel-Henrique
21h - Embaixadora Viña Montes da Mistral Lilian Cavallari (SP), irá falar sobre Vinhos
22h - Chef Ana Bueno do Restaurante Banana da Terra de Parati RJ
22h - Show de Allie Maranhão
 
18/8 – sexta-feira

18h - CLIM - O cantor, compositor e poeta Tibério Azul conta e canta os caminhos da arte de escrever e compor. A confeiteira Eneida Arendt vai levar o sabor latino do cumaru, a baunilha brasileira, na elaboração de um doce.
19h - Gastronomia Vegana com o Chef Ishina Giarola do Restaurante Puro e Simples do Sana
20h - Sommelier de Cachaça Isadora Bello Fornari do RJ
20h -  DJ no palco
21h - Chef Lara Carolina macaense que atua no mercado de SP
22h - Chef Paula Prandini, que comanda o  gastrobar Stuzzi no Leblon e Empório Jardim, RJ
22h - Show de Flávia Duboc

19/8 - sábado

9h - Apresentação dos músicos e instrumentistas da banda da Secretaria Municipal de Educação
10h - CLIM - Bate-papo com a autora, professora e poeta Cíntia Barreto e o cantor Tibério Azul sobre o lugar da poesia contemporânea. O Chef Mauro Dias vai mostrar como o pão pode abrigar os sabores.
11h - Fotógrafo Thomás Rangel do RJ
12h - Chef cearense Russo do Restaurante Tiwan
13h - CEDUCO Escola de Gastronomia
15h -  Apresentação do grupo Bene Lá da Secretaria Municipal de Cultura
17h - Bate-papo com o diretor teatral Miúdo seguido da apresentação teatral sobre leitura baseado no livro do Menino Maluquinho, de Ziraldo, com o ator mirim Luiz Eduardo Toledo. A confeiteira Eneida Arendt vai preparar um bolo interativo para as crianças
18h -  A fonoaudióloga Luciana Aguilar e a autora Simone Mota recebem o autor Raphael Vidal. O Chef convidado para prepara uma comidinha de boteco é Alex Luz.
20h - Chef Pedro Rodrigues do Bartrô Restaurante e Bistrô de Rio das Ostras prepara um bobó de camarão
20h - DJ no Palco
21h - Chef Bruno Marasco do Restaurante Dona Carmina de Niterói
22h - Chef Kátia Barbosa do Restaurante Aconchego Carioca RJ
23h - Show do grupo Jazz Macaípa

20/8 - domingo

10h - CLIM -  A autora Andrea Araújo, carioca, ilustradora e escritora, apresentando seu primeiro livro ABC dos sentimentos
11h - Beer Sommeliere Janaina Faller fala sobre Cervejas Artesanais - Brassagem da ACERVA Macaé
13h - Palestra com Virgílio Paixão do Devassa e Júlio Pinto do Xurrasclube sobre Churrasco de Chão
14h - CLIM -  O autor mirim Luiz Eduardo Toledo e a atriz mirim Bruna Oliveira conversam com a pedagoga Raquel Petersen sobre leitura de palavras e de mundo
16 h – Roda de samba, com sambistas da cidade

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.