Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Cultura » Órgãos públicos preparam infraestrutura para o réveillon

Órgãos públicos preparam infraestrutura para o réveillon

qua, 20/12/2017 - 09:17 -- Divercidades
Créditos: 
Foto: Rui Porto Filho
reunião para preparativos do réveillon 2018 em macaé

Macaé promete o maior Réveillon da região, com forte esquema de segurança para quem for prestigiar o evento na orla dos Cavaleiros. A festa começará às 20h do dia 31 de dezembro (domingo) e terminará 1h do dia 1º (segunda-feira). Nesta terça-feira (19), representantes de diversos órgãos públicos acertaram toda infraestrutura durante reunião no 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM).

Um esquema especial foi montado para garantir a segurança pública das famílias. Cerca de 300 pessoas atuarão na festa da virada, entre a Polícia Militar (150), Ordem Pública (100) e Mobilidade Urbana (56). A Guarda Municipal estará com sete viaturas, duas motos e três veículos do Grupo de Apoio Operacional (Gaop). A Saúde também estará presente com ambulâncias nos postos 1 e 2. 

O comandante do 32º BPM, Marco Vollmer, falou sobre a importância da parceria. "A proposta é alinhar as informações para oferecermos um Réveillon com forte esquema de segurança para as famílias que saem de suas residências para participarem da festa de virada do ano", frisou.

A atração musical ficará por conta dos ritmos variados de Djs e conta com apoio da iniciativa privada, por meio dos estabelecimentos do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros. De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson, a expectativa é receber um público de 20 mil pessoas.

Quem for à Praia dos Cavaleiros poderá ouvir a apresentação dos DJs em toda a orla, pois seis torres de som serão instaladas para propagar as músicas. "Depois de vários anos, o Réveillon retorna à orla dos Cavaleiros com a abertura dos restaurantes. A ideia é proporcionar um ambiente festivo para todos", disse o presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Renato Nicoli.

Trânsito e estacionamento

O trânsito da Avenida Atlântica na orla dos Cavaleiros será interditado pela Secretaria de Mobilidade Urbana a partir das 9h do dia 31 de dezembro, com exceção para carga e descarga dos bares e restaurantes, que poderão acessar até às 12h. O trecho fechado será entre as ruas Jorge Reid e Val Paraíso, incluindo as ruas transversais. Estas terão o acesso permitido para os moradores com apresentação da conta de energia.

As ruas Lindolfo Collor e Mar Del Plata serão utilizadas para entrada e saída de ambulâncias e viaturas de serviços. As vias serão liberadas às 6h do dia 1º de janeiro de 2018. Já a Avenida Nossa Senhora da Glória terá fluxo de trânsito normal. Na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), o estacionamento será permitido às 23h45 no acostamento de ambos os sentidos. A linha férrea também estará liberada para estacionamento. A Mobilidade Urbana disponibilizará seis motos, 10 veículos, três painéis eletrônicos, 200 cones e 50 lanternas.

"Mesmo com esse esquema de trânsito, vale reforçar a importância das famílias optarem pelo transporte coletivo ou a carona solidária, pois assim teremos menos impactos nas vias", alertou o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto Lima Oliveira.

Comércio informal

A comercialização de produtos como bebidas e alimentos está liberada somente para comerciantes informais já cadastrados, no trecho entre o Clube Cidade do Sol e Rua Jorge Reid. Todos deverão estar com crachá de autorização emitido pela coordenadoria de Posturas, da Secretaria de Fazenda. Caso contrário, poderão ser autuados e, ainda, terem seus produtos apreendidos.

Cadastro de tendas

O setor de Ordenamento e Eventos da Coordenadoria de Posturas da Prefeitura de Macaé realiza o cadastro para quem quer montar tendas nas praias de Macaé para esperar o ano de 2018 chegar. A autorização é fornecida na hora até o dia 29, 17 horas e o objetivo é proporcionar melhor ordenamento na utilização dos espaços. A montagem estará liberada a partir das 17h do dia 31 de dezembro. As tendas devem medir, no máximo, 64 metros quadrados.

No dia 28 de dezembro, o órgão iniciará fiscalização nas orlas do município. As tendas comerciais são permitidas apenas com autorização prévia de diversos órgãos públicos como Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiro, Ordem Pública, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

A festa da virada é uma parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana, Saúde, Ordem Pública, Ambiente, Fazenda, Infraestrutura, além da Adjunta da Defesa Civil, Polícia Militar e Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros.

Informações da prefeitura de Macaé
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
11 + 9 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.