Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Cultura » Onde aprender música em Macaé?

Onde aprender música em Macaé?

qua, 29/05/2013 - 09:31 -- Divercidades
Créditos: 
Divulgação Escola Tom
Crianças tocando violão e guitarra

O aprendizado musical estimula diversas áreas do cérebro e desenvolve habilidades como a concentração, criatividade, memorização, raciocínio e coordenação motora, além de ser instrumento para interação social.

A paixão pela música desperta em muitas pessoas o interesse pela profissionalização ou apenas pela prática de forma amadora. Em Macaé, há algumas alternativas para quem quer aprender música. A cidade tem opções de escolas tradicionais e modernas que oferecem estrutura para a iniciação musical de crianças, jovens e adultos. Duas escolas tradicionais no município são a da Sociedade Musical Nova Aurora e da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores. Já a Escola Tom, adota ensino em formato mais contemporâneo.

Confira abaixo as informações sobre as escolas de música de Macaé.

Escola de música da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores

Fotógrafo Guga Malheiros

Lyra dos conspiradores macaeSobre a escola:
A Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores existe há 130 anos e tem tradição no ensino musical, em Macaé. A escola de música também existe há 130 anos e o prédio da entidade é tombado pelo patrmônio. Muitos dos alunos formados na escola acabam integrando a Banda Lyra dos Conspiradores. Atualmente, aproximadamente 160 alunos estudam na instituição, que se mantém com recursos próprios.

Aulas de:
Instrumentos de sopro: flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino e bombardão. Teclas: piano, acordeom e teclado. Cordas: cavaquinho, bandolin, violão, contrabaixo e violino. Percussão geral: pandeiro, tantã, surdão, entre outros. Também há aula de bateria.

Professores:
Todos os professores da escola são experientes músicos da Banda Lyra dos Conspiradores.

Turmas:
As turmas são formadas por duas ou três pessoas por hora/aula.

Frequência e duração das aulas:
As aulas são realizadas uma vez por semana e tem duração de 1 hora.

Estrutura da escola:
A escola tem seis salas destinadas para aulas de música, sendo que uma será reformada. Conta, ainda, com um pátio que serve como local para apresentações musicais e uma capela de Nossa Senhora da Penha.

Custeio do ensino:
Alguns alunos são sócios da Sociedade Musical e contribuem com pagamento periódico. Mas, há outros que estudam de graça. Apenas os estudantes matriculados em escolas públicas e que não tem condições de custear o estudo de música, são beneficiados, após avaliação da Sociedade.

Inscrição:
A escola está aberta à entrada de novos alunos. Porém, apenas estudantes da rede pública de ensino podem se candidatar às vagas. Para se inscrever é preciso comparecer à Lyra dos Conspiradores de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h.

Participação dos alunos em eventos e apresentações:
Os alunos participam de apresentações musicais abertas para familiares e a comunidade, no pátio da escola, duas vezes por ano, em média.

Novidades:
A Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores está estudando parceria com a prefeitura de Macaé para oferecer mais aulas de música gratuitas. Ainda este ano, o prédio da instituição deve ser reformado.

Endereço:
Rua do Sacramento, 63, Centro.

Mais informações:
O telefone da escola de música da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores é (22) 9989-1578.

 

Escola de música da Sociedade Musical Nova Aurora

Fotógrafa Kaná Manhães

Nova Aurora MacaeSobre a escola:
A Sociedade Musical Nova Aurora completará 140 anos em 2013. É uma instituição cultural tradicional, muito reconhecida na cidade. A educação musical é realizada, também, há 140 anos, com recursos próprios. O principal objetivo do ensino é formar músicos para dar continuidade à Banda Sinfônica Nova Aurora. Mas, também pretende colaborar com a inclusão social dos alunos e ser uma forma de terapia ocupacional. Atualmente, há 80 alunos em formação musical.

Aulas de:
Instrumentos de sopro: Piccolo, flauta transversal, oboé, clarinetas, saxofones, trompetes, trompas, trombones e tubas. Instrumentos de percussão sinfônica: tímpanos, xilofone, vibrafone, marimba, glokienspill, campanas tubulares, bumbo sinfônico, triângulo sinfônico, gongo sinfônico, entre outros.

Professores:
Os professores iniciaram carreira na própria Sociedade Musical e se aperfeiçoaram em universidades e festivais nacionais e internacionais de música.

Turmas:
As turmas de aulas teóricas são formadas por 5 alunos, em média. Já as aulas práticas podem ser individuais ou em grupo, dependendo da necessidade técnica de cada estudante.

Frequência e duração das aulas:
São duas aulas por semana, sendo uma teórica e a outra prática. A duração das aulas é de 2 horas, aproximadamente.

Estrutura da escola:
Há um salão de ensaio da Banda Sinfônica Nova Aurora que é utilizado para as aulas práticas e, uma sala menor é usada para aulas teóricas. O prédio da Sociedade também possui uma capela de Santa Cecília, que é a padroeira dos músicos, e uma sala onde os instrumentos ficam guardados.

Custeio do ensino:
A partir de julho haverá cobrança de mensalidade no valor de R$ 100,00. A escola avaliará casos específicos de alunos carentes e poderá conceder bolsas de 50% a 100% de desconto.

Inscrição:
As vagas para as aulas de música são abertas a toda a comunidade, para pessoas a partir de 12 anos. As inscrições podem ser feitas da secretaria da Sociedade a partir de julho deste ano.

Participação dos alunos em eventos e apresentações:
Cerca de duas vezes ao ano, os alunos fazem apresentações musicais para a comunidade e familiares. Os eventos são feitos na própria Sociedade. 

Endereço:
Av. Rui Barbosa, 551, Centro.

Mais informações:
Na própria Sociedade Musical Nova Aurora, de terça a sexta-feira das 9h às 11h.

 

Escola Tom

Divulgação Escola Tom

Criança tocando guitarraSobre a escola:
A Escola Tom existe há 12 anos e tem metodologia de ensino em formato mais contemporâneo. A educação musical privilegia o alinhamento entre teoria e prática e desenvolve forma lúdica de aprendizado. Cerca de 80% dos clientes da Escola Tom tem interesse na música como hobby. Atualmente, há 170 alunos matriculados na escola. 

Aulas de:
Violão, guitarra, baixo, bateria, teclado, piano, flauta transversal, saxofone e cavaquinho. Há aulas específicas de harmonia e improvisação e, também, de canto. A escola oferece, ainda, aula de musicalização infantil, voltadas para crianças a partir de 3 anos de idade.

Turmas:
Todas as aulas são individuais. Como a Escola Tom tem grande número de alunos estrangeiros, há oferta de aulas de música bilíngue nos idiomas inglês e espanhol.

Frequência e duração das aulas:
A escola oferece pacotes com frequências variadas. O aluno pode estudar uma vez por semana, com 1 hora de aula. O estudante pode, também, comprar pacotes de aulas e definir a frequência, dias e horários de acordo com sua necessidade e disponibilidade da escola.

Estrutura da escola:
É composta por um estúdio e 10 salas de ensino climatizadas. Cada sala é voltada para um tipo de curso, sendo possível a realização de 10 aulas simultaneamente.

Custeio do ensino:
Informações diretamente na secretaria da escola no telefone (22) 2757-1364.

Inscrição:
Há vagas abertas para crianças a partir de 3 anos e, adolescentes, jovens, adultos e idosos de qualquer idade. A empresa oferece aula experimental sem custo para que o interessado possa conhecer o ensino. A matrícula pode ser feita, diretamente, na secretaria da escola ou pelo e-mail escolatom.macae@gmail.com .

Participação dos alunos em eventos e apresentações:
A produção de um DVD da Escola Tom no Teatro Sesi Macaé, em 2011, contou com a participação de 38 alunos. O DVD comemorou os 10 anos da escola de música e os alunos cantaram e tocaram canções de repertório variado.

Novidades:
A Escola Tom está realizando reforma na estrutura do prédio e prevê a reinauguração do espaço de café no segundo semestre de 2013. No mesmo período, será feito o lançamento do DVD gravado em 2011 com apresentações dos estudantes da escola.

Endereço:
Rua Nossa senhora da Glória, 1.923, Cavaleiros.

Mais informações:
No telefone (22) 2757-1364.
 

Escola Municipal de Artes Maria José Guedes

Sobre a escola:
A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) existe desde 9 de dezembro de 2003 e está vinculada à Fundação Macaé de Cultura (FMC). A instituição oferece atividades de ensino nas áreas de artes plásticas, teatro e música. Muitas pessoas ainda identificam a escola como Conservatório Macaé de Música porque em 2004 a FMC firmou convenio com o Conservatório Brasileiro de Música. Porém, o convênio foi rompido e a Emart estruturou metodologia de ensino própria mais adequada às necessidades dos alunos. Atualmente, as aulas de música ministradas na instituição são chamadas de cursos de música da Emart. Em 2008, a oferta de cursos livres foi ampliada, passando a atender crianças em aulas de musicalização infantil. O ano de 2009 inicia com uma importante marca para a Emart, a aprovação pelo Conselho Municipal de Educação do curso técnico em interpretação musical.

Aulas de:
Curso livre de instrumento musical: piano, teclado, violão, guitarra, violino, violoncelo, saxofone, flauta transversa, trompete, trombone, percussão, bateria, baixo elétrico.

Curso livre de musicalização infantil: para crianças a partir dos 7 anos de idade.

Curso livre de percepção musical: destinado a pessoas que necessitam complementar sua formação musical através de um estudo teórico e perceptivo da música.
Curso básico de música: destinado a adultos e crianças a partir dos 11 anos de idade, com duração mínima de 3 anos e contempla a escolha, pelo aluno, de um instrumento musical. Este curso possui uma grade curricular específica com módulos de percepção musical, prática coral, e prática de grupo.

Curso técnico em instrumento musical /canto: que atende a pessoas que já possuam domínio técnico eteórico na área de música. Este curso possui uma grade curricular específica composta pela escolha de um instrumento musical ou canto, prática de grupo, harmonia, improvisação, percepção musical, entre outras disciplinas.

Turmas:
Cada curso tem uma média de estudantes. No curso livre de instrumento musical, as aulas podem ser individuais ou em grupo entre dois a quatro alunos, dependendo das peculiaridades do instrumento. No curso de musicalização infantil, as turmas têm entre 10 e 15 crianças. No curso livre de percepção musical, há entre 10 e 40 alunos.

Custeio do ensino:
Todos os cursos oferecidos são gratuitos.

Inscrição:
No período de 15 a 27 de Julho de 2013 haverá novas inscrições para as turmas de percepção musical e curso livre de instrumento.

Endereço:
Rua Dr. Télio Barreto, 80. Centro.

Mais informações:
Pelo telefone (22) 2796-1111.

Comentários

Enviado por Divercidades em
Olá Luiz! Agradecemos pela sua observação. Entramos em contato com a coordenação da Escola Municipal de Artes que oferece os cursos do Conservatório e estamos apurando as informações para postar nessa matéria.

Enviado por Divercidades em
Olá Emilly, Na época em que esta matéria foi publicada (em maio de 2013) as escolas que ofereciam aulas de violino eram a Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores e a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Sugerimos que você ligue para as escolas e confira se as aulas de violino ainda são ofertadas. Os telefones de contato estão na matéria.

Enviado por fabricia em
tô precisando aprender a tocar violão porem meu horário disponível é apenas final de semana alguém sabe me dizer se consigo esse horário vaga ou se tem algum professor que atenda particular em casa?

Enviado por Antônio em
Sou do interior do Maranhão. e qqueria fazer aulas de teclado mais quando fui na Emart as inscrições ja tnham encerrada. E eu queria saber quando vai ter vagas para se inscrever? ? La no interior do Maranhão onde eu moro não tem profissional pra ensinar. E o meu sonho é eu voltar p o Maranhão profissional no teclado. .

Enviado por henrique em
ola gente eu ainda nao conheci ess a escola mas se tiver um bom professor de contrabaixo seria muito bom obg.

Enviado por Divercidades em
Luhan, em Macaé há várias escolas de música e nesta matéria tem o telefone de algumas. Basta você entrar em contato com elas e fazer a sua pergunta. Boa sorte!

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
15 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.