Notícias e Variedades de Macaé
Início » Lazer » Cultura » Festival de Jazz em Rio das Ostras

Festival de Jazz em Rio das Ostras

seg, 27/05/2013 - 10:55 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Fotógrafo Pedro Cezar Fernandes
Rio das Ostras Jaz e Blues Festival

O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival vai trazer artistas internacionais e brasileiros para apresentações gratuitas, na cidade, entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Essa é a 11ª edição do Festival que já faz parte do calendário oficial de eventos culturais do Estado do Rio de Janeiro. Serão 28 shows com entrada franca e espetáculos com mais de 20 artistas. O evento reúne seleção de renomados instrumentistas e intérpretes da atualidade e atrai multidões.

A abertura do festival acontecerá no dia 29, às 17h, na Praça José Pereira Câmara, no centro de Rio das Ostras, ao som da Orquestra BYU Synthesis. Quatro palcos serão montados na Praça de São Pedro, na Lagoa de Iriry, na Tartaruga e na Costazul. As apresentações acontecerão sempre às 11h15 na Praça de São Pedro, às 14h15 na Lagoa de Iriry, às 17h15 na Tartaruga e às 20h na Costazul.

Fotógrafo Gibran Chequer

Gean Pierre Na Praça São Pedro o público poderá conhecer músicos que estão despontando no cenário do jazz e do blues nacional como os guitarristas Fernando Vidal, Mauro Hector e Gean Pierre e o baixista Vagner Faria. Durante o festival, o público também poderá curtir e se divertir ao som da Monte Alegre Hot Jazz Band e da Orleans Street Jazz Band, street band de jazz tradicional e dixieland.

Na Cidade do Jazz e do Blues, que fica na Costazul haverá praça de alimentação, quiosques de produtos artesanais, exposição de fotos e biografias dos artistas mais importantes dos gêneros e exibição de documentários. Esse palco também contempla uma área especial de acessibilidade que facilita a mobilização de deficientes. Já na Praia da Tartaruga, charmoso palco é montado sobre uma pedra que, literalmente, invade o mar. O público presente vai assistir os shows sob o pôr-do-sol.

O festival é realizado pela Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, com produção da Azul Produções, tem patrocínio por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (Somando Forças) e conta com apoio cultural da V&M do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Acesse a programação completa do evento.

Sobre o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Rio das Ostras Instrumental O Projeto Rio das Ostras Instrumental nasceu despretensioso e consistia em uma série de apresentações mensais realizada em 2001 e 2002 nas praias do balneário de Rio das Ostras. A receptividade do público e o aumento do número de turistas na cidade nos dias de shows despertaram nos gestores públicos locais o desejo de criar um evento mais ousado. O caminho escolhido foi apostar em uma programação de alto nível, que atendesse ao público local e incrementasse o turismo. A proposta, que em princípio tinha o objetivo de levar música de qualidade à população local, cresceu e se transformou no festival Rio das Ostras Jazz e Blues.

Mais de 100 bandas já se apresentaram no Festival, que mistura estilos e tendências musicais. O Rio das Ostras Jazz & Blues figura no ranking da Downbeat (revista americana especializada em jazz) como um dos dez maiores festivais de jazz e blues, gratuitos, do mundo e o maior da América Latina.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 8 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.