Notícias e Variedades de Macaé
Início » Estilo » Estética » Uso correto da prancha em casa

Uso correto da prancha em casa

qui, 11/04/2013 - 10:46 -- Divercidades
Mulher usando chapinha no próprio cabelo

Depois da popularização das escovas que alisam os cabelos e da facilidade de acesso aos produtos e às técnicas, o uso doméstico da prancha se tornou comum. Algumas mulheres e até, homens, tem o hábito de utilizar a chapinha diariamente e até carregam o objeto em bolsas e mochilas. A piastra pode alisar os fios e embelezá-los, se for utilizada corretamente. Mas, qual é a maneira ideal de usar a prancha sem danificar os cabelos?

De acordo com a cabeleireira e proprietária do salão Karla Bernardes Haute Coiffeur de Macaé, Karla Bernardes, a piastra deve ser usada no máximo uma vez na semana porque a temperatura elevada é extremamente prejudicial à saúde dos fios. A mesma regra vale para o uso do babyliss que modela o cabelo formando cachos.

Ela dá dicas de como usar a prancha de forma adequada.

  • Antes de passar a piastra, os cabelos devem ser lavados e secados totalmente. Quem tem cabelo liso não precisa fazer escova antes, mas o cabelo precisa estar bem seco. Já para os cabelos crespos, o ideal é fazer escova antes para ajudar a deixá-los mais lisos;
  • Antes de submeter os fios ao calor do secador ou da chapinha, orienta-se usar protetor térmico;
  • O cabelo deve ser dividido em pequenas mechas e a prancha deve deslizar rapidamente nos fios, no máximo uma ou duas vezes;
  • O tempo médio indicado para a piastra deslizar cada mecha é de 4 a 5 segundos.

A chapinha jamais deve ser utilizada direto no couro cabeludo, pois pode provocar uma queimadura. O processo de deslizamento evita que os fios sejam queimados, por isso a prancha não pode ficar parada em uma mesma região capilar. Para o uso em casa, o ideal é ter piastra não profissional. “Não acho seguro o uso de chapinha profissional por pessoa que não seja especialista da área pelo risco de causar queimaduras tanto na pele quando no cabelo. As temperaturas são muito elevadas e, só são recomendadas para uso profissional.”, afirma.

As altas temperaturas da piastra tiram totalmente a umidade natural dos fios, deixando-os fracos, ressecados e muito porosos. Por isso, recomenda-se a realização de hidratações para devolver a água e os nutrientes perdidos aos fios.

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
4 + 9 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.