Notícias e Variedades de Macaé
Início » Estilo » Estética » Cuidados com os cachos

Cuidados com os cachos

ter, 10/09/2013 - 09:25 -- Leila Pinho
Créditos: 
Foto Portal Divercidades
Mulher de cabelo cacheado cuidando dos cabelos

Apesar da diversificação de métodos para alisar os cabelos, das chapinhas e do apelo midiático que valoriza o liso, muitas mulheres brasileiras preferem usar os cabelos naturais cheios de ondas e charme. Os cabelos cacheados e crespos são típicos da população brasileira, muito marcada pela miscigenação de etnias.

De acordo com a cabeleireira e gerente do salão Bell Blue, de Macaé, Ana Paula Guedes, a raiz dos cabelos afrodescendentes nasce mais grossa e volumosa. Além disso, os fios são mais frágeis para suportar tratamentos químicos. “Uma das reclamações mais comuns das mulheres é a dificuldade de domar os cabelos. Por isso, a hidratação é muito indicada já que reduz o volume. Outra forma de tratar é fazendo relaxamento que ajuda a definir os cachos”, diz Ana Paula. O salão Bell Blue é especializado em tratamentos dos cabelos afro.

Cabeleireira Ana Paula do salão Bell Blue de Macaé hidrata cabelo cacheado de clienteConfira as dicas da cabeleireira Ana Paula para manter os cabelos cacheados sempre bonitos.

  • Lave os cabelos duas vezes por semana;
  • Hidrate pelo menos uma vez por semana;
  • Faça a restauração no salão de beleza a cada 15 dias, para nutrir os fios com queratina;
  • Seque bem os cabelos e passar boa quantidade de creme para pentear;
  • Use pente de dentes largos;
  • Depois de passar o creme nos cabelos, amasse os cachos para defini-los;
  • Se a mulher quiser ficar com os cachos bem definidos sem o aspecto de molhado, basta usar o difusor do secador de cabelo com jato frio e secá-los bem.

A especialista em cabelos cacheados e crespos e empresária do Instituto Beleza Natural, Zica Assis, que vai inaugurar uma loja da rede em Campos dos Goytacezes, também dá algumas dicas de cuidados diários. Segundo Zica, a temperatura ideal da água para lavar os cabelos é a mesma do corpo. Os cremes de pentear, conhecidos como leave-in, devem ser utilizados todos os dias nos fios úmidos e, o creme passado no dia anterior deve ser retirado. Presilhas envoltas em tecido são as melhores para os cabelos deste tipo, já que não repuxam nem arrebentam os fios.

Os cuidados que as mulheres adotam em casa

A técnica de instrumentação industrial Soraya da Silva Pereira Azevedo, de 23 anos, tem que redobrar os cuidados com as madeixas. A jovem trabalha no setor de petróleo e gás e precisa usar capacete protetor, o que abafa os cabelos e prejudica a saúde dos fios. “O meu cabelo resseca fácil e o capacete também não ajuda. Então, tenho que hidratar bem”, fala.

A cuidadora de idosos Rejane Machado, de 29 anos, mantém o cabelo natural e tem o hábito de massagear os cachos. Sempre que lava os cabelos, ela usa máscara de hidratação. “Por eu ser negra não acho legal alisar porque é uma característica da minha cor ter cabelo cacheado. Também acho mais sexy, sem contar que deixa a gente mais jovem”, diz Rejane.

Fernanda Sousa Silva, de 39 anos, que já fez muitos tratamentos químicos e usou megahair, decidiu assumir os cachos há mais de um ano. Ela usava megahair porque o cabelo era ralo e crescia muito pouco. “Hoje meu cabelo está no pescoço, cresceu muito e está mais volumoso. Eu passo creme, reparador de pontas, dou massagem uma vez por semana e sempre renovo o creme de pentear para não viciar o cabelo. Meu truque de beleza para não ter que lavar a cabeça todo dia é molhar a mão para tirar o creme do dia anterior e aplicar um novo creme”, conta Fernanda.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
17 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.