Notícias e Variedades de Macaé
Início » Estilo » Estética » Botox contra rugas

Botox contra rugas

sex, 12/04/2013 - 16:18 -- Divercidades
botox no rosto

Mundialmente conhecida como botox, a toxina botulínica é uma substância muito utilizada em tratamentos estéticos para rejuvenescimento facial. Botox é, na verdade, o nome de uma das marcas da substância. Mas, existem várias outras marcas. A toxina atua no corpo bloqueando a liberação da acetilcolina, neurotransmissor que leva a mensagem do cérebro aos músculos para contraí-los. Dessa forma, o músculo não contrai de maneira plena. 

O botox é usado, principalmente, para suavizar marcas de expressão como as rugas. A dermatologista Návia Bavaresco, da clínica Vitale de Macaé, explica que há dois tipos de rugas: a dinâmica e a estática. A dinâmica é a que aparece no rosto ao contrair os músculos, como, por exemplo, ao sorrir. Com o passar do tempo e com a repetição das expressões faciais, as rugas acabam marcando a pele. Assim, as rugas aparecem mesmo com o músculo relaxado e, por isso, são chamadas de estáticas ou de repouso. “Como o botox relaxa o músculo, ele pode atuar como uma prevenção à formação de rugas de repouso. O ideal é a pessoa começar a se tratar logo quando as primeiras rugas de repouso começam a aparecer, porque depois que elas já estão formadas não é possível reverter o quadro totalmente”, esclarece Návia.

Segundo a médica, qualquer pessoa com marca de expressão pode se submeter ao tratamento com a substância. Os efeitos duram de três a seis meses, mas, as aplicações devem ser feitas a cada seis meses. A realização em intervalos muito pequenos pode ocasionar a produção de anticorpos contra a toxina e anular os efeitos desejados. Como há várias marcas da toxina no mercado, os preços dos procedimentos variam muito. Mas, de acordo com a dermatologista, a aplicação de qualidade tem um custo mais alto e não há milagre no preço do tratamento.

O assunto botox costuma envolver muitos mitos como o de causar muita dor e poder substituir a cirurgia plástica. Mas conforme explica Návia, o procedimento gera um desconforto discreto e o uso de cremes anestésicos pode amenizar essa sensação. Ela também orienta que a cirurgia corrige sinais causados pelo tempo que o botox não é capaz de fazer.
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
4 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.