Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Alimentação na gestação

qui, 30/06/2016 - 15:15 -- Gisele Pacheco
Categoria: 
grávida com salada

Para começar a coluna com o pé direito, nada melhor do que abordar a alimentação nessa fase tão importante da vida de uma mulher: a gestação. Fase de descobertas, de encantos, de dúvidas e também fase de cuidar da alimentação! Na penúltima semana, a Fernanda Grosso, minha colega colunista aqui do Portal DiverCidades, falou sobre atividade física na gravidez. Então, em minha primeira coluna, vou complementar o tema falando sobre a alimentação!

Durante a gestação deve-se ter um cuidado especial com a alimentação, pois é nesse período que o desenvolvimento saudável do bebê é garantido, para então crescer e ter o tamanho e peso adequados no nascimento.

Um detalhe importante da alimentação é o fracionamento das refeições. Devem ser realizadas de 5 a 6 refeições ao dia. Comer em menor quantidade e várias vezes ao dia facilitará a digestão e o aproveitamento dos nutrientes, além de auxiliar na redução de desconfortos comuns, como enjoo e náuseas.

mãe com criança no coloAlgumas gestantes usam a gravidez como permissão para comer “tudo o que aparece pela frente” e em maior quantidade. Enquanto outras resolvem iniciar a “dieta” que tanto adiaram! É comum eu ouvir de pacientes: “Mas Dra. Gisele, eu vou engordar mesmo!” Ou então, “Me ajuda, Dra. Gisele, não quero engordar nem um grama!” É importante ressaltar que nenhum dos extremos está correto. Não é o momento para iniciar uma restrição alimentar visando redução de peso, mas o ganho de peso deve ser adequado evitando riscos à saúde de mãe e filho. A gestante deve ingerir todos os nutrientes necessários em qualidade e quantidade suficientes para si e para o desenvolvimento do bebê!

A composição da alimentação deve ser de alimentos que realmente forneçam benefícios para a saúde da mãe e do bebê. Os alimentos muito calóricos e pouco nutritivos devem ser evitados ao máximo (refrigerantes, frituras, excesso de gordura e doces, por exemplo). Uma alimentação equilibrada abrange nutrientes que vão desde proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água. Então, a regra principal é ter uma alimentação variada e balanceada, assim todos os nutrientes serão consumidos. Mas, alguns nutrientes merecem maior atenção durante a gestação.

Nutrientes (e suas fontes) que devem ser priorizados durante a gestação:

  • Vitamina D: Se expor ao sol por 15 minutos ao dia, para que seja formada no organismo.
  • Ácido Fólico: Cereais integrais, hortaliças verdes escuras e carnes vermelhas.
  • Vitamina B12: Ovos, peixes e principalmente carnes vermelhas.
  • Cálcio: Leite, seus derivados e hortaliças verdes escuras, principalmente brócolis.
  • Água: É importante haver um aumento da ingestão para auxiliar na produção de leite materno. Assim, mantenha uma garrafinha de água sempre à mão!
  • Ferro: Carnes vermelhas, peixes, frango, vísceras (coração, fígado), cereais integrais, frutas secas, castanhas, nozes, amêndoas e feijão.

A gestação é um momento para repensar a alimentação não só da gestante, mas de toda a família. Quando os pais praticam uma boa alimentação fica muito mais fácil educar o filho para que desenvolva hábitos alimentares saudáveis!!

Gisele Pacheco é nutricionista
Entre em contato com ela pelo e-mail giselenutricionista@gmail.com

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 13 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora