Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Comportamento » Macaé adere o movimento pela amamentação e vai realizar o I Mamaço

Macaé adere o movimento pela amamentação e vai realizar o I Mamaço

ter, 02/08/2016 - 10:34 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Foto: Sandra Rodrigues
mães com filhos amamentando na praia

Um encontro entre mães, bebês e um dos atos mais essenciais à vida vai tomar conta da Lagoa de Imboassica, neste sábado de manhã. É que a partir das 10h, no Kioske Pôr do Sol – na Lagoa -, será realizado o I Mamaço em Macaé, um movimento que celebra o ato de amamentar e chama a atenção sobre a importância da amamentação para a mãe, o bebê e a sociedade.

A inspiração vem da Hora do Mamaço, um movimento nacional criado em 2012 para promover uma sensibilização nacional do ato de amamentar. Não à toa, o encontro é realizado em várias outras cidades do Brasil na Semana Mundial de Aleitamento Materno, cujo tema deste ano é “presente saudável, futuro sustentável”.

Os “mamaços” tem se tornado ainda mais relevante, já que há ocorrências de proibição da amamentação em determinados locais públicos, no país, e também fora do Brasil. Recentemente, uma mãe foi proibida de amamentar sua filha em um shopping de Lages (SC) pelo segurança. No Estado do Rio de Janeiro, desde novembro de 2015, a Lei 7.115/2015 decreta que o estabelecimento que proibir ou constranger o aleitamento materno em suas instalações estará sujeito a multa.

“Se ainda tem proibição, precisamos sensibilizar as pessoas pra esta causa. No ultimo “mamaço”, mais de 150 cidades do Brasil participaram e o movimento está só crescendo”, fala Daniela Bernardino de Lima, integrante do Humanize que é responsável por organizar o “mamaço” em Macaé. O Humanize é uma equipe de apoio à gestação, ao parto humanizado, à amamentação e ao pós-parto, composta por profissionais de várias áreas de Macaé e região.

Segundo Daniela, o I Mamaço em Macaé vai ter uma programação diversa e aberta a qualquer pessoa interessada. Basta comparecer ao local e participar das atividades. Ela adianta que as mães vão poder contar suas histórias e trocar conhecimento, além de receber orientações de profissionais da saúde sobre amamentação. “Temos muitas histórias para compartilhar como a da Maíra que teve muita dificuldade para amamentar no início, teve mastite e depois descobriu que a filha tinha alergia a leite de vaca”, conta Daniela. Quem comparecer ao I Mamaço em Macaé é convidado a levar donaticos como roupas de bebês e crianças, brinquedos e materiais de higiene que serão encaminhados aos projetos filantrópicos: “Casa do Caminho” e “Maria Visita Isabel”. 

I Mamaço em Macaé

Local: Kioske Pôr do Sol, na Lagoa de Imboassica, Praia do Pecado
Dia e hora: 6/8 (sábado) das 10h às 12h

Confira abaixo a programação completa do I Mamaço em Macaé.

Roda de conversa sobre amamentação e sustentabilidade, com palestras com profissionais de saúde da equipe Humanize
Palestra: “Amamentar é natural, sustentável por natureza” com Sumara Katruch, estudante ciências biológicas da UENF e coordenadora da página - Mãe Orgânica e Lanna Ramalho, Engenheira de Automação – CEFET e Coordenadora da Página – Mãe Orgânica
Participação das mães macaenses compartilhando suas experiências com “Histórias de Amamentar”
Vivência em Dança Materna com Farid Rocha, bailarina e instrutora de dança materna em Macaé.
Varal de Exposição de fotos mães amamentando – “Amamentar é Natural”
Distribuição de receita com aproveitamento de alimentos
Intervenção Artística das Doutoras Palhaças (Rio das Ostras)

Mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento I Mamaço em Macaé 

Comentários

Enviado por Camilla em
Adorei o movimento, porém falta uma palestra de um profissional super importante nesse quesito amamentação materna natural um odontopediatra, aonde explicará a importancia desse ato ao desenvolvimento cranio facil da criança assim como dar orientações corretas sobre amamentação em livre demanda

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
6 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora