Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Horta em casa sem mistérios

Horta em casa sem mistérios

ter, 08/03/2016 - 09:55 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
horta

Com o crescente interesse pela alimentação saudável, as hortas urbanas têm ganhado cada vez mais adeptos. As pessoas estão descobrindo que ter uma horta em casa, além de fácil, cabe em qualquer espaço.

O desejo da nutricionista funcional Carolina Malavazi, de 31 anos, é plantar de tudo um pouco. Ela mora em um apartamento em Macaé (RJ) e cultiva, na varanda e na janela da cozinha, algumas hortaliças e temperos. Carolina tem rúcula, alface, manjericão, pimenta e cebolinha. mulher regando horta

“A minha profissão me trouxe a consciência da importância de alimentar bem. O Brasil é um país que consome muito agrotóxico, então a gente precisa ter cuidado com o que leva para o prato. Eu busco saúde e acho muito gostoso essa relação com os alimentos. Mexer na terra e lidar com isso é até terapêutico”, diz a nutricionista.

Segundo o etnobotânico Adriano Amir Didonet, a horta pode ser plantada independente do local onde a pessoa vive na cidade, bastando apenas o cuidado na escolha da espécie que vai melhor se adaptar ao lugar. “A maior limitação vem em relação ao sol. A pessoa precisa observar onde bate mais sol. Geralmente, as plantas convencionais precisam de luz direta solar entre 4 e 5 horas por dia”, explica.

Para onde quer que se olhe na varanda da Carolina, lá está um pouquinho de verde. Ela escolheu este local por ser mais favorecido pelos raios do sol. Para garantir as hortaliças e temperos verdinhos e saudáveis, tem rega todo dia pela manhã. O que sai dos vasinhos vai direto pra mesa da família dela. “Esse alimento é muito mais rico, nutricionalmente, do que o comprado no sacolão. Isso, sem contar que com o hábito, o paladar fica mais apurado e a gente percebe a diferença no gosto”, comenta a nutricionista.

O etnobotânico orienta regar as plantas duas vezes ao dia, principalmente no verão, e ficar atento para manter o solo úmido, sem estar encharcado. Para quem está começando a fazer a horta em casa, ele sugere começar pelas mais fáceis de cuidar como manjericão, cebolinha, salsinha e rúcula. “Recomendo a pessoa a produzir aquilo que ela precisa. Então, se a família consome mais temperos, plante os temperos. Acho muito simples ter uma horta, precisa basicamente de bom solo, sementes ou mudas e dedicação para cuidar. Quem diz que não tem mão boa é porque não se dedica”, afirma Adriano.

 

Compostagem orgânica e reaproveitamento

 

O reaproveitamento de matéria orgânica e também de materiais industrializados pode ser muito útil na horta urbana. Em vez de usar os tradicionais vasos de barro, porque não pegar embalagens de plástico e de outros componentes? O recipiente comprado no supermercado que iria para o lixo, pode ganhar vida nova recebendo as plantas. Outros materiais muito utilizados para essa finalidade são: canos de PVC, telhas, garrafas pets, entre outros.

mulher plantando cebolinha em vaso sanitárioJá as sobras de alimentos consumidos na residência podem ser reaproveitadas como substrato para a horta. Cascas de frutas, restos de comida podem ir para a terra que será futuramente usada no vaso, aquele material orgânico vai se degradar e transformar a terra em um substrato rico em nutrientes para a planta crescer.

Na casa da cozinheira Maristela Fin Soares, de Macaé, a família gosta de reaproveitar. Prova disso está no recipiente escolhido para plantar a cebolinha. Como o marido dela trabalha com construção, havia sobrado um vaso sanitário em bom estado que ele levou para casa. Maristela não hesitou e aproveitou o vaso para plantar as cebolinhas. De todos os temperos cultivados, os que ela não fica sem são cebolinha, salsinha e coentro.

A terra usada na horta da cozinheira é resultado da compostagem orgânica. “Não jogo nada fora. Faço adubo orgânico com sobra de vegetais, casca de cenoura, casca de banana, tudo vira terra”, comenta Maristela.

 

Passo a passo para fazer horta em casa

 

Adriano Didonet promove alguns cursos em Macaé e ensina pessoas a cultivarem plantas, por meio da Cariru Agricultura Urbana. Com muita paciência e dicas que ajudam as plantas a crescerem saudáveis, ele mostra como fazer uma horta é acessível a todos.  Vejam as dicas de Adriano e siga o passo a passo para criar uma horta em casa.

passo a passo de cultivar horta em casa

Primeiro passo – escolha do recipiente
Escolha um vaso com furinho no fundo, para que a água escoe. Se quiser usar algum outro recipiente de reaproveitamento, não se esqueça de furar o fundo.  É importante ter um vaso de profundidade adequado ao tipo de espécie, já que algumas plantas pedem solo profundo e outras, raso. Em geral, 30 cm é uma profundidade de solo ideal para a horticultura.

Segundo passo - seixo
Coloque no fundo do vaso, o seixo que pode ser com pedras, restos de telha ou tijolo quebrado, entre outros materiais. Utilize o suficiente apenas para cobrir o fundo. Isso vai ajudar a não compactar a terra e mantê-la úmida.

Terceiro passo - substrato
O substrato deve ser colocado sobre o seixo. O substrato é o solo orgânico, ele deve ser leve, poroso e rico em nutrientes.

Quarto passo – semente ou muda
Se for usar sementes, tenha o cuidado de ler a embalagem. Oriento escolher as sementes sem defensivos, porque não tem nenhum componente químico. Na embalagem tem algumas instruções sobre o uso e é importante ler. Espalhe a semente pelo vaso todo, em vários pontos. Já no caso da muda, tire a maior parte das folhas, porque elas retém a água.

Quinto passo – substrato
Jogue um pouco mais de substrato para cobrir as sementes ou a parte mais inferior da muda.

Sexto passo – cobertura do solo
Cubra o solo. Pode utilizar serragem, palhas ou folhas. A cobertura do solo auxilia a manter a umidade da terra e a temperatura amena, além de evitar a compactação do solo.

Feito isso é só regar duas vezes ao dia e cuidar, de preferência no início da manhã pela primeira vez e sempre observar se o solo está úmido.
 

Comentários

Enviado por Joelma Celestrini em
Parabéns pela matéria, pessoal! Adriano, parabéns pelo excelente trabalho!!!

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
13 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora