Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Bem-estar » Treino funcional na praia

Treino funcional na praia

qua, 28/01/2015 - 10:51 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Leila Pinho
treinamento funcional na praia em macaé

Quem pratica garante que o maior benefício do treinamento funcional é o condicionamento físico. E fazer as atividades ao ar livre na praia é um estímulo a mais para se exercitar. Modalidade de treino voltada para reproduzir ações comuns do dia a dia de qualquer pessoa conquista muitos adeptos e chama ainda mais atenção no verão quando praticado na praia.

Foto: Leila Pinho

treinamento funcional na praia nos cavaleiros em macaéNas areias dos Cavaleiros, em Macaé, os alunos da turma de treinamento funcional da academia ProQuality pulam, correm, agacham, giram, empurram e suam bastante. Segundo o professor Walter Guarnieri de Paula Junior, da ProQuality, o treino é muito diversificado e melhora o condicionamento físico, a resistência muscular, ajuda o aluno a perder peso, a ganhar força e agilidade, a desenvolver mais o equilíbrio, a coordenação motora e a flexibilidade. A ProQuality realiza dois treinos por semana dentro da academia e um na praia.

 

“Diferente da musculação, no treinamento funcional, todo dia tem um estímulo diferente agindo no corpo porque os treinos nunca são iguais. Assim, o aluno não acostuma com o treino e fica preparado para fazer qualquer ação da rotina diária como abaixar, sentar e pegar um objeto no chão”, explica Walter.

 

Os acessórios usados durante o treino podem intensificar mais o trabalho. Cones, bolas, elásticos, pneus, discos, cintos de tração e outros itens são comuns na modalidade. O gasto energético é ainda maior quando as peças fazem parte do exercício. Na corrida com o cinto de tração, por exemplo, o esforço físico realizado pelo praticante torna-se muito mais intenso.

Foto: Leila Pinho

homem treinando funcional na praia dos cavaleiros em macaé

O engenheiro de produção Gabriel de Araújo Cordeiro, de 34 anos, faz o treinamento funcional duas vezes por semana na academia e uma vez na praia. Ele prefere a aula de frente para o mar. “É bem dinâmico. A gente queima calorias se divertindo. Até a interação na praia é mais legal. Tem clima de competição com os colegas e ao mesmo tempo é amistoso também”, conta Gabriel. 

 

 

A assistente administrativo Valéria Souza, de 40 anos, é pura energia na areia. Ela começa o treino com a corda toda e mostra muita disposição. Quando começou a praticar, há 8 meses, o objetivo dela era ganhar resistência para melhorar o desempenho em outra atividade, a corrida. Mas, com o tempo, Valéria descobriu outras vantagens. “Sinto que o treinamento funcional me ajudou a tonificar e enrijecer mais as pernas e a bunda”, fala.

 

A administradora Fernanda Zocatelli Pontara, de 26 anos, gosta mesmo de se exercitar na areia. Além de exigir mais esforço, o ambiente ao ar livre é um ponto forte para ela. “Tem essa mistura de resistência com força. Pra quem tem energia, o funcional é muito bom, super empolgante”, fala.

Foto: Alle Tavares

treinamento funcional na praia na imbetiba em macaé

Na Praia de Imbetiba, outra turma se exercita na areia. Os alunos da academia Saúde Express praticam o treinamento funcional duas vezes na semana, sempre às segundas e quartas-feiras. De acordo com a professora de educação física Aleana Gomes, da Saúde Express, em uma aula que dura entre 30 e 50 minutos, o gasto calórico pode variar de 300 a 500 calorias. “É uma questão de sair do convencional. Os alunos gostam de sair da academia, de treinar ao ar livre. Quem vai pra areia quer se livrar do estresse e o contato com a natureza ajuda muito nisso”, afirma Aleana.  

Conforme explica Walter, crianças a partir de 6 anos de idade podem praticar. “O treino é igual pra todo mundo, mas cada aluno segue o seu próprio ritmo.”

 

Astral lá em cima

 

Foto Alle Tavares

treinamento funcional na praia

Como qualquer outro exercício físico, essa modalidade de treinamento gera benefícios e deixa a pessoa mais bem disposta e com sensação de bem-estar físico e mental. Mas, na praia, a natureza influencia o humor dos praticantes. “Acho até que mexe com o emocional da gente. Sinto que a preguiça toda vai embora”, fala Gabriel de Araújo. “Na praia a gente vê o sol, as pessoas e o clima é outro”, diz Fernanda.

“Acho que as pessoas têm essa sensação de liberdade no treinamento funcional na praia. Os alunos adoram. Vejo que a procura é maior no verão até porque as pessoas querem aproveitar mais o dia”, opina Walter.

Comentários

Enviado por Divercidades em
Paula, não temos conhecimento de treino funcional na Praia do Pecado. Mas, uma boa dica é você perguntar nas academias mais próximas e ver com os professores se alguém sabe de algum treino no Pecado. Boa sorte!

Enviado por Vincenzo em
Olá Eu só profissional da Educação fisica com Cref e faço aulas de ginástica funcional na praia do pecado, cada terças e quintas as 18h, em frente ao hotel blue three.

Enviado por Débora Silva em
Eu gostaria de ganhar massa muscular. Porém gostaria de uma atividade mais dinamica que a musculação. O treinamento funcional é indicado para mim?

Enviado por Divercidades em
Débora, para responder a sua pergunta o ideal é procurar um educador físico, personal trainer ou profissional dessa área. Eles podem esclarecer melhor a sua dúvida.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora