Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Toda Moda » O certo e o errado nos looks para o trabalho

O certo e o errado nos looks para o trabalho

sex, 23/09/2016 - 15:13 -- Bruna Coutinho
Créditos: 
Foto: Alle Tavares
mulher vestido com roupa de trabalho

Olá gente!!!

As dicas de hoje ajudarão na sua próxima entrevista de emprego, mas também servirão para você que está trabalhando e talvez não tenha se ligado nessas questões sobre sua imagem.
Toda hora vemos pessoas novas e automaticamente criamos uma opinião baseada em nossas percepções, isso é normal, todo "serumaninho" faz isso, até sem perceber. Imagine este exemplo: você está sentado na recepção de uma clínica, de repente entra uma desconhecida falando alto, ela usa uma saia muito curta e com uma parte rasgada, um mega decote, descabelada e cheirando a bebida, automaticamente em menos de 10 segundos você cria uma "ideia" sobre quem é essa pessoa, qual deve ser o trabalho dela, se é educada, se é limpa, e etc... Isso é a primeira impressão, nem sempre temos a oportunidade de mudá-la, por isso, essas dicas te ajudarão na sua próxima entrevista de emprego, para você conseguir passar a "primeira impressão" da sua imagem, de forma positiva.

A primeira coisa que você deve fazer é conhecer um pouco da empresa (isso mostra interesse, o entrevistador vai gostar) pesquise na internet informações sobre ela, se tiver site melhor ainda, assim você terá uma ideia se a empresa é mais tradicional, se é moderna, se possui dress code (que significa código de vestimenta, é um manual para instruir os funcionários do que é permitido usar ou não) e etc.roupas masculinas para trabalho

As sugestões a seguir são baseadas na MAIORIA das possibilidades em nossa cidade, porque em um escritório de advocacia, por exemplo, a vestimenta esperada é diferente de uma agência de publicidade super descolada, por isso use seu BOM SENSO. Esteja sempre cheiroso (sem exagerar), com unhas, barba e cabelos limpos e aparados.

Vou falar um pouco de alguns looks que são indicados para homens. O exemplo 1 é o jeans e camisa polo. Este look pode ser usado por homens mais jovens, para cargos de assistente ou auxiliar, prefira uma calça jeans reta e escura, nunca coladinha, fica menos formal. Também indicado para empresas mais descoladas.

roupas masculinas erradas para usar no trabalhoExemplo 2: calça de sarja e camisa social. Dependendo do caso, a calça pode ser trocada por uma de jeans escura ou pela social, de alfaiataria. Use a camisa por dentro da calça sempre. Dobrar a manga é permitido. Este look é indicado para vagas de analista e funções medianas em plataformas offshore. Para um ar mais formal, use um blazer por cima. Não precisa ser necessariamente da mesma cor e tecido da calça. Tons aproximados ou neutros são o mais indicados. 

Exemplo 3: costume (calça social + paletó) e gravata. Indicado para cargos elevados, como de gerência em empresas multinacionais ou para empresas tradicionais. Se for um gerente de supermercado, por exemplo, fique na sugestão anterior (exemplo 2), lembre do bom senso.

 

O que deve ser evitado em uma entrevista de emprego?

 

Não fume antes da entrevista nem vá com cheiro de bebida da noite anterior (isso serve para todo mundo). A imagem do X vermelho mostra tudo que deve ser evitado em uma entrevista: camiseta super casual, regata, bermuda, chinelo, camiseta de time ou de super-herói, camiseta chamativa, boné e afins. Se for uma empresa tradicional, evite mostrar suas tatuagens.

Agora é vez da mulherada, rs! A primeira imagem mostra alguns exemplos corretos.

roupas de trabalho para mulherNa primeira foto ela usou um jeans skinny escuro. Look indicado para empresas modernas, cargos de auxiliar ou assistente. Poderia ser também uma blusa bacana ao invés da camisa branca. Sapatilha é permitida. Prefira uma mais neutra, elegante. Na segunda imagem vemos uma saia que praticamente esconde o joelho, assim é bacana, porque quando você sentar o joelho vai aparecer e se for mais curta do que isso, você provavelmente precisará colocar a bolsa no colo para não ficar desconfortável. A segunda e a terceira imagem são sugestões de looks para cargos intermediários, como de analista ou até coordenadora, e até gerente de loja. O quarto e último exemplo é super formal, indicado para cargos elevados, como de gerência, mas prefira sapatos fechados, no máximo um peep toe. Ter um bom terninho ou tailleur é bem válido, um dia você vai precisar dele. Esteja sempre com as unhas feitas, cabelo bem cuidado e uma maquiagem leve é bem-vinda.

Na segunda imagem, veja o que você deve evitar em uma entrevista de emprego (e até após conseguir a vaga né Brasil! rs):

roupa erradas para mulher usar no trabalhoTransparência, mostrar alça do sutiã, calça ou blusa com estampa chamativa, saia curta, decote na frente ou atrás (o limite do decote é na altura da axila), calça legging, barriga de fora, bermuda, short, nada disso é bacana em um ambiente formal.

Cause uma boa primeira impressão e arrase na entrevista. Pense rápido mas fale devagar, sempre a verdade e o essencial, seja positivo, focado, segure a emoção mesmo que precise muito da vaga, seja profissional, mostre que você pode ser a melhor opção para a empresa mas de forma confiante, não arrogante. Sorria, dê um aperto firme de mão, e agradeça ao profissional que lhe entrevistou.

Se ainda houver dúvida podem entrar em contato comigo. Desejo-lhes sucesso e fé, até o próximo post pessoal!

Bruna Coutinho é personal stylist e consultora de Moda/Estilo
Entre em contato com ela pelos canais:
Facebook da Vip Consultoria de Moda e Estilo  
Site da Vip Consultoria de Moda e Estilo  
E-mail: contato@vipmodaestilo.com.br
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.