Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Toda Moda » Couro, couro ecológico, suede e camurça. Você sabe a diferença?

Couro, couro ecológico, suede e camurça. Você sabe a diferença?

qui, 09/06/2016 - 09:39 -- Bruna Coutinho ...
Créditos: 
Fotos: Bruna Coutinho e Ana Catarina Bico
colunistas bruna e catarina com roupa de frio

Outono e inverno, nós adoramos essas estações. As cores se tornam mais terrosas e frias, as botas e casacos lutam para sair do armário e as vitrines arrasam nas texturas, principalmente o couro e o famosinho suede. Ok, mas esse couro é o ecológico? Ele é sintético? Qual a diferença? E o suede? É a mesma coisa que a camurça?
Vamos descobrir agora!

Diferente do que muitos pensam, o couro chamado ecológico também possui origem animal. A diferença está no processo de curtimento do couro, onde gastam menos água e utilizam substâncias não poluentes. Já o couro sintético tem o valor menor em comparação com os outros, pois tem baixo custo de produção e pode ser reciclado. Ele pode ser fabricado com diferentes materiais: policloreto de vinil (PVC), poliéster, látex, nylon e até poliuretano, ele é extremamente maleável e versátil, porém sua durabilidade é bem menor que a do couro. O couro comum (pele animal após tratamento com produtos químicos) se bem cuidado, pode durar muitos anos, porém é o mais prejudicial ao meio ambiente. Você consegue identificá-lo facilmente pela textura e pelo cheiro característico da pele animal.

mulher com jaqueta bomber, sai e bota cano longa

Uma excelente forma de usar o couro (do tipo que você quiser), no nosso dia-a- dia, é combinando uma saia desse material com uma jaqueta bomber, por exemplo. E este modelo é o hit do momento. Então, aproveita e deixa já a sua dentro carro, para não ser pega de surpresa pelo nosso clima. Ah! Lembre-se dos acessórios! Eles fazem TODA a diferença.

E esse tal de suede? Não é a mesma coisa que a camurça?

Inicialmente, o material camurça surgiu do tratamento dado ao couro de um bichinho parecido com uma cabra, cujo o nome é camurça, conhecido também como cabra-montesa dos Alpes. Porém, com o passar do tempo, popularizou-se e todo efeito de polimento, com resultado macio, na parte interna do couro retirado de qualquer animal passou a ser denominado de camurça. Já o polimento feito na parte externa do couro, com resultado macio, é chamado nobuk, muito utilizado em bolsas e calçados.
 
Beleza. Mas e o famoso suede, que está com tudo na maioria das coleções outono/inverno deste ano? Esse é o primo sintético da camurça, pois é feito com poliéster e, se de boa qualidade, costuma ser durável e resistente. Também chamado de camurça sintética, eles possuem texturas semelhantes e é muito usado tanto na indústria da moda como na de decoração.
 
mulher com calça de suede e kimono de franjasO suede, na moda, não ficou famoso à toa. Ele traz um estilo “despojado”, cool, que vem lá do BOHO, que está bem em voga já há algum tempo. Combine-o com franjas e kimono. Dá super certo!

 

Resumo da ópera: o couro comum, o couro ecológico e a camurça possuem origem animal; o couro sintético e o suede são materiais sintéticos.

Escolha o seu preferido e ouse sem medo nessa estação. ;)

 

 

Bruna Coutinho é personal stylist e consultora de Moda/Estilo e Ana Catarina Bico é estilista e consultora de Moda/Estilo.

As duas trabalham juntas na Vip Consultoria de Moda e Estilo.
Entre em contato com as profissionais pelos canais:
Facebook da Vip Consultoria de Moda e Estilo
Site da Vip Consultoria de Moda e Estilo
E-mail: contato@vipmodaestilo.com.br

Comentários

Enviado por Carla Leal em
Parabéns!! Como eu nunca tinha pensado nisso?! Vcs e a Divercidades, são o casamento perfeito. Tô amando essa dobradinha.

Enviado por Gisele Pacheco em
Sensacional, meninas! Arrasaram! Amei as dicas e já estou curtindo muito o trabalho de vocês! Parabéns!

Enviado por Catarina Bico em
Que legal Gisele! Obrigada! Continue seguindo o Portal! Ainda bem muita coisa boa por aí. Beijinhos Catarina e Bruna

Enviado por Lana em
Olá. Gostaria de saber como diferenciar esses materiais na hora da compra. Ou mesmo o que já possuo. Tenho uma bota com pelos por dentro é um camurça* por fora. Como sei q material é esse. ?? Sintetico ou de origem animal?

Enviado por Bruna Coutinho :) em
Você consegue verificar pela etiqueta interna de composição, cheiro do material e textura. ;)

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
7 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.