Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Nutri Vida » Ortorexia. Um alerta!

Ortorexia. Um alerta!

sex, 11/08/2017 - 10:44 -- Gisele Pacheco
mulher obcecada comendo salada

Nessa era digital em que vivemos, a nutrição não está de fora! Cada vez mais recebemos tempestades de informações sobre alimentação chegando a todo momento e de todos os lados. Isso está deixando as pessoas confusas e o ato de comer parece cada vez mais complicado. Assim, muitas vezes a simples busca por uma alimentação saudável pode virar obsessão. Como é o caso da ORTOREXIA.

A ortorexia é um distúrbio alimentar, com alteração de comportamento, onde a extrema preocupação em comer saudável prejudica outras áreas da vida. Ainda não é classificada como transtorno psiquiátrico, como a bulimia e a anorexia, mas é possível que isso ocorra em breve.

Diferente dos transtornos alimentares já conhecidos, a ortorexia não é marcada pela preocupação com o peso. O ortoréxico segue uma busca obsessiva por normas/regras de alimentação saudável, geralmente obtidas através dos meios de comunicação, porém as informações são distorcidas e exageradas.

Imagem: Professor do departamento de saúde mental da UFMG. Frederico Garcia 

sinais de ortorexiaA pessoa quer evitar o aparecimento de doenças e se apavora só de pensar em ingerir alimentos que façam mal à saúde. Então, confere rótulos e os supostos benefícios de todo produto, busca a origem dos alimentos e dificilmente come fora de casa. Certamente, prefere não comer a ingerir alimentos que julgue como incorretos. Com isso acaba excluindo certos grupos alimentares sem fazer a substituição adequada, podendo levar a quadros de carências nutricionais ou a um quadro completo de distúrbio da conduta alimentar.

Não somente a saúde física sofre. Também ocorrem danos emocionais, pois o ortoréxico se torna uma pessoa chata, inflexível, um desagrado nos eventos sociais, um problema para a família! E mesmo assim, na maioria das vezes acha que tem uma alimentação exemplar e tenta converter a todos. Para ele tudo é perigoso e artificial.

O estímulo à alimentação saudável é importantíssimo e essencial em uma sociedade onde a obesidade e suas comorbidades só têm aumentado. Mas, essa obsessão é, muitas vezes, baseada em mitos e alimentada pela mídia e suas dietas equivocadas, as celebridades e suas manias alimentares e pelo marketing da indústria alimentícia. Então, é preciso ter discernimento e equilíbrio, até mesmo para se alimentar!

Então, se você passa muito tempo do seu dia pensando em alimentos saudáveis, julga-se superior aos que não seguem a mesma alimentação que você, não aceita comer fora de casa, fique atento. Você pode estar ficando obcecado por alimentação saudável! As regras da boa alimentação são muito simples... A alimentação saudável deve te proporcionar mais qualidade de vida e não tomar conta da sua vida. Vamos combater o extremismo!

Quer conversar mais? Entre em contato comigo.

Eu sou Gisele Pacheco, nutricionista
E-mail giselenutricionista@gmail.com

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 9 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.