Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Nutri Vida » Como anda seu intestino?

Como anda seu intestino?

qui, 17/05/2018 - 08:28 -- Divercidades
Categoria: 
cérebro intestino

Você tem dificuldades de ir ao banheiro? Fica vários dias sem evacuar? Usa laxante? Se tem uma coisa que incomoda muita gente, é a constipação intestinal, vulgo intestino preso.

Sabe o que significa uma pessoa enfezada e porque ela tem tanto mau humor? Dever difícil mesmo meu amigo, tentar evacuar, não conseguir, sentir dor ao tentar e ainda continuar sorrindo.

E esse é apenas um dos problemas que seu intestino pode apresentar. Além desse assunto, vamos falar também sobre DISBIOSE. (O que é isso, nutri?)

Primeiramente, vamos entender como o nosso intestino funciona. O intestino é o órgão responsável pela absorção dos nutrientes e da água. Se você esticar o seu intestino ele pode chegar ao comprimento de 8 metros.

Você sabia que nós temos neurônios no intestino e ele é considerado nosso segundo cérebro? Noventa por cento (90%) da nossa serotonina (hormônio da alegria/felicidade) é produzida lá. Setenta por cento (70 %) do seu sistema imunológico é de responsabilidade dele.  Esse seu resfriado que vai e volta, essa alergia que não passa, essa infecção chata que sempre manda lembrança, podemos cuidar de tudo isso cuidando apenas do intestino.

Nele, moram milhares e milhares de bactérias. Nós temos mais bactérias no intestino do que células em todo o corpo. Essas bactérias são importantíssimas para um intestino saudável. Existem bactérias boas e as ruins. Quando as ruins estão em uma quantidade maior que as outras, acontece um problema chamado DISBIOSE.  Com isso, começa a penetrar na parede dele várias substâncias ruins ao organismo. Abre-se uma porta para o surgimento de doenças e a absorção dos nutrientes fica prejudicada. Não adianta ter uma alimentação rica em nutrientes se o intestino não consegue realizar a absorção. Começa um processo inflamatório.

Sempre digo que você não é aquilo que você come. Você é aquilo que você absorve. Logo, a saúde do seu intestino tem que estar em dia.

Já dizia o pai da medicina, Hipócrates: “o começo de todas as doenças está no intestino”! Mas para ter um intestino saudável, o que é preciso fazer?

Primeiro, vamos hidratar! Sem ÁGUA, o bolo fecal fica ressecado e a dificuldade de evacuar logo aparece. Fazer ATIVIDADE FÍSICA é importante para ajudar esse intestino a se mexer! Também precisamos de FIBRAS e as encontramos nas frutas, nas verduras, aveia, chia, farinha de linhaça, nos feijões, alimentos integrais....

Para completar, precisamos de PROBIÓTICOS! Lembra das bactérias?  Então vamos colocar bactérias boas para dentro, para que lá no intestino elas possam se multiplicar e proteger a barreira intestinal contra doenças e melhorar nossa saúde!

Para você que está se perguntando como fazer para consumir bactérias boas, invista no iogurte, no kefir (bactérias benéficas cultivadas no leite ou na água, que fermentam e produzem um alimento funcional ao nosso intestino), no kombucha (bactérias benéficas cultivadas no chá) que são exemplos de alimentos que fazem essa função. Também é possível  suplementar bactérias através de cápsulas ou sachês.

Intestino não precisa estar doente para ser cuidado, ele tem quer cuidado para você não ficar doente!

Beijos da Nutri !

Eu sou Ludmila Candeco, nutricionista
Entre em contato comigo pelo canal:
Instagram @nutriludmilacandeco

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 8 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.