Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Casa Show » Lívia Melo Studio de Arquitetura promove um tour à Casa Cor Rio 2023

Lívia Melo Studio de Arquitetura promove um tour à Casa Cor Rio 2023

qui, 22/02/2024 - 11:42 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares

Por Mariana Müller

Rumo à mais badalada mostra de arquitetura, arte, design de interiores e de paisagismo que acontece no Rio, a Casa Cor Rio 2023, um grupo macaense vivenciou a experiência inédita de explorar os todos 44 ambientes, sob orientação dos profissionais do studio de arquitetura Lívia Melo.A proposta, idealizada pela arquiteta macaense, Lívia Melo, apontou novos olhares possíveis para aqueles que já iniciaram suas construções ou estão em fase de acabamento. O tour completo, que começou em uma manhã de sábado (30), mostrou as possibilidades de misturas entre o novo e o antigo, na Residência Brando Barbosa, um casarão do século XIX, vizinho ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro — sede o Instituto Brando Barbosa — , que já foi cenário de novelas e tem bela vista para o Cristo Redentor. “A ideia é desmitificar para as pessoas, que o evento é destinado somente aos arquitetos e aos designers. O tema desta edição, ‘Corpo e Morada’, vai de encontro ao que eu sempre defendo nos meus projetos, de que a casa precisa ter alma, ter as memórias de quem as habitam. Nossas residências contam nossas histórias”, sintetiza Lívia Melo.Com o patrocínio da Criare Alphaville, a parceria da revista Divercidades e apoio da Taeco Tintas, da Artus (quadros e molduras), da Glória Brandão (design afetivo), da Inovare (acabamentos) e da Moligran Marmoraria, Lívia conduziu os visitantes de Macaé e da capital carioca pela enorme propriedade, que já abriga a Casa Cor Rio há três edições. Na primeira parte, ainda na parte externa do palacete, o fio condutor foi a história de amor dos proprietários, o casal Jorge e Odaléa Brando Barbosa, que adquiriu o elegante casarão do século XIX, na década de 60, e que, hoje, abriga o rico acervo do casal, como sua coleção de artes Sacras. Logo no primeiro ambiente, outra história prendeu a atenção dos visitantes: a imponente escada que liga hall ao andar superior, esculpida em uma peça única, foi arrematada pelo casal com o dinheiro da venda de dois apartamentos na Avenida Vieira Souto. “A casa tem detalhes impressionantes. Começa na beleza dos vasos imensos com espécies naturais da Mata Atlântica, passa pela delicadeza da escada esculpida que se soma à incrível banheira de mármore do casal", pontuam os proprietários da empresa Moligran, Nane Molina e Alex Molina.

Mas foi a mistura dos ares clássico e contemporâneo, que atraiu mais os olhares atentos dos participantes. São 44 ambientes, assinados por 42 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas, entre eles recepção, lobby, piano-bar, joalheria, bar de drinques, cozinha gourmet e suítes. Nos ambientes, as composições exploravam todos os sentidos: o olfato, por recurso da aromaterapia, o visual, pelas composições que exploraram diferentes texturas e estilos com peças assinadas por designers renomados, até a audição, por meio de playlists garantindo a ambiência harmônica.
E
m clima descontraído, até a pausa para o almoço dentro da mansão, teve a decoração como assunto. O escolhido foi o elegante Brise Restaurante. No balcão, o arquiteto, Paulo Rodrigues, destacou as banquetas cariocas, do designer Alexandre Kasper. “O traço remete à velha guarda carioca, ao Cristo Redentor e ao surf. Antes, esses designers eram apenas encontrados nas grandes capitais. Mas, hoje, já é possível adquirir esses móveis da CGS, em Macaé”.A visita culminou na ‘Casa 73’, ambiente do arquiteto Victor Niskier, onde Lívia Melo e o projetista da Criare Alphaville, Luan Rodrigo, detalharam os recursos utilizados para compor o espaço. “Niskier é especialista em otimização de espaços e soluções criativas e práticas. E a ideia do espaço é demonstrar que é possível, dentro de pequenas dimensões, fazer uma decoração completa.  Ao mesmo tempo, que as peças podem ser alteradas, como a estante, que é assinada por ele, e você consegue mover de acordo com a sua necessidade”, explica.Um dos pontos mais comentados entre os participantes foi a iluminação. O casal, Natália e Victor Nogueira, que estão reformando um apartamento, se encantou com as luminárias que dosam a direção da luz, do ambiente de Patrícia Marinho e Manuéle Colas. “Entre 3 mil Kelvins é uma luz quente, e isso desperta sensações de aconchego aos ambientes”, pontua Lívia. Outro detalhe bem recebido pelo casal foi o móvel-bar do ambiente de Davi Bastos: uma mistura do moderno adaptado a um móvel antigo. “Tivemos muitas inspirações para o nosso projeto, e a Lívia trouxe ideias para quebrar nossos paradigmas. Algumas, nós podemos adotar”, comenta o engenheiro Victor.Para a médica, Elisa Arantes, o aprendizado com a visita guiada reforça a importância da luz natural bem explorada nos projetos. “Os ambientes propostos trazem a valorização da utilização da luz natural, integrada à natureza externa do casarão. Tudo em harmonia com material mais orgânico dentro casa, desde os tecidos à madeira”, destaca. Elisa também se encantou com a proposta da arquiteta e designer multidisciplinar, Glória Brandão, parceira de escritório de Lívia Melo.  Glória Brandão realizou a pintura dos respingos de vinhos, projetados por um painel Led que jorrava a bebida do teto em quadros emoldurados com taças.No casarão, todos os ambientes foram contemplados com a essência do evento, e, até os banheiros, se tornaram atração para os visitantes. “Eu vejo aqui, nesse box, algo que adotei no projeto da Elisa: uma estrutura de alvenaria projetada à frente da parede como recurso devido a uma parede estrutural, permitindo acomodar produtos de higiene e beleza, ou até mesmo banco e apoios”, explica. 

A jornalista, Evelyn Valente, descreve a experiência como uma oportunidade de sair da rotina e conhecer, na prática, recursos que podem ser adotados em sua residência. “Foi muito interessante, eu nunca tinha participado do evento CasaCor Rio e percebi como cada arquiteto consegue imprimir sua personalidade, conversando com o ambiente verde da propriedade. Foi um respiro na minha rotina e trouxe aprendizado”, pontua.
A servidora pública, Renata Procópio, que também esteve pela primeira vez neste evento. “Foi ótimo sair da rotina e descobrir novas possibilidades dentro da minha construção”, afirma.
A engenheira de produção, Bianca Neves, destacou a integração dos ambientes aos jardins.
“As instalações reforçam a brasilidade. Achei que a temática hotel boutique seria algo mais impessoal, mas pude observar o contrário. A ideia de aconchego fica bem evidente, especialmente, porque a mostra traz uma conversa entre mobiliários de épocas diferentes, o que me agrada muito”, resume.

 

E- mail : contato@liviamelo.com
Site: www.liviamelo.com
Instagram: @liviameloarquitetura

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora