Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Carreira em Ação » Dez dicas para equilibrar a profissão e o amor

Dez dicas para equilibrar a profissão e o amor

qua, 30/05/2018 - 11:35 -- Chiara Lins
Categoria: 
marido e mulher trabalhando juntos

Nesses novos tempos em que devemos nos equilibrar entre tarefas, conquistas, emoções positivas no trabalho e nos relacionamentos, optei por escrever este artigo de coaching especial já que se aproxima do Dia dos Namorados para vocês casados e futuros ex-solteiros que decidiram unir suas forças e dividir suas vidas com outro alguém alicerçados em valores como:  amor, conquistas e felicidade.

Na minha humilde opinião, o grande desafio é conciliar carreira e vida pessoal, ainda enquanto estamos solteiros e que ainda é maior quando envolvemos um cônjuge que igualmente possui aspirações de sucesso profissional tão complexas como as nossas.

E se a carreira plena é uma área essencial de felicidade ao ser humano, também são os relacionamentos saudáveis. E neste caso, devemos sempre estar trabalhando para o sucesso de ambos, o que não é tarefa das mais fáceis em se tratando de relacionamentos interpessoais como os com os colegas de trabalho ou com o parceiro.
"No trabalho e na vida, as pessoas são escolhidas por suas habilidade mas, dispensadas por seus comportamentos."

A minha missão é te ajudar a ser melhor e a conquistar seus sonhos, nesta edição vou te incentivar a elevar suas habilidades interpessoais com ótimas dicas relacionais que serão de grande auxílio tanto no seu casamento, quanto na sua carreira.

Dentre os aspectos negativos e positivos onde casais que buscam sua ascensão profissional e equilíbrio em seu relacionamento erram e acertam estão as 10 premissas abaixo que devem ser observadas atentamente:

Não critique

Ao invés de condenar ou se queixar que tal parar e apreciar o que o seu parceiro tem ou fez de bom?  Tenho certeza que irá encontrar inúmeros pontos fortes nele (a) que irão te motivar e se apaixonar mais ainda. E quando for necessário dar um feedback faça isso com gentileza, porém jamais critique pois isso só faria a outra pessoa entrar na defensiva e ficar chateada com você.

Elogie

Ao observar em seu parceiro (a) algo que seja bom e agradável, verbalize. Deixe seu amor saber o quanto está se saindo bem ou o que você gosta nele (a). Isso pode parecer bobo mas fará uma grande diferença entre vocês. Afinal, todos gostam de ser elogiados não é mesmo?

Livre-se dos ciúmes

Reveja este sentimento e questione-se: Isso realmente me ajuda a prevenir uma possível traição? Pense: Seria mais leve, mesmo que seja difícil, tentar confiar? Outra forma é rever se o seu comportamento está provocando os ciúmes do seu parceiro. A careira do seu cônjuge é tão importante quanto a sua e que os ciúmes podem estar minando ou atrapalhando em suas conquistas mútuas.

Tenha interesse verdadeiro

Por serem já comprometidos alguns casais não mais se importam em perguntar sobre a vida profissional um do outro. Ou dão pouca importância ao saber dos resultados finais. Este é um erro absoluto em ser indiferente do dever de companheiros em uma jornada. Fica aqui um alerta: o “tanto faz dentro de um relacionamento” é um inimigo terrível e devastador. Saiba que se você não se importa um dia alguém irá se importar.

Nunca minta

Ninguém gosta de mentiras e muito menos de mentirosos. Mentiras são graves que podem acabar se tornando em um hábito e causar sérios problemas de confiabilidade, de respeitabilidade. No final, prejudica a todos. Jamais minta para seu cônjuge ou em seu trabalho, mesmo que seja algo pequeno para amenizar as coisas, nunca esconda sua verdadeira posição profissional, finanças ou qualquer outro aspecto. Aqui a única opção válida é a verdade, que pode não ser a melhor coisa a ser ouvida no momento mas que é sempre a melhor saída.

Respeito

Respeite-se e respeite aos outros, em todos os aspectos e modos de interagir. Viva da forma mais respeitosa possível ao agir e não aceite ser desrespeitado. Aqui valem as escolhas e se alguém quer ser ou fazer algo em relação a sua própria carreira mesmo sendo casado, que seja respeitado.

Meça sua ambição

Até onde a ambição é tolerada em um relacionamento? A quem você ama mais? Essa será sempre a pergunta que fica na mente do parceiro quando o outro está focado demais em seus próprios ganhos e deixa de lado a interação e a parceria. Observe-se e entenda de quanto você precisa para ser feliz? Qual é o limite de sua ambição? Caso seu amor esteja se queixando vale a pena parar e refletir sobre isso.

Sonhem juntos

Sonhos de um, sonhos do outro e os sonhos em comum. Um deve conhecer os sonhos do outro. Ambos devem se motivar mutuamente. Aqui não há lugar para o egocentrismo ou para o individualismo. Uma vez que você escolheu o “nós” o “eu” deve ficar de lado para que possam somar.  Uma postura egoísta pode minar a relação. O segredo aqui é “sonhar juntos”, trocarem informações, planejarem e entrar em ação num trabalho de equipe.

Reconheça seus erros

A humildade é uma força chave dos maiores líderes e que em se tratando de temas relacionais é altamente poderosa. Ao reconhecer seus erros e desculpar-se estará usando essa força que é benéfica em todos os sentidos. Somente os grandes são capazes de serem humildes.

Conversem sempre

A comunicação eficaz e objetiva abre o entendimento e evita conflitos. Éimprescindível para se ter sucesso na vida e no trabalho. O diálogo aberto e amigável faz com que tudo seja claro, negociado e combinado sem estresse. Não caia na armadilha da pressa, se expresse que tudo fica bem. Afinal, o combinado não sai caro! Certo?

Agora junte tudo que você aprendeu e ponha em pratica com muito amor, apoie seu parceiro em suas conquistas profissionais e verá que seu relacionamento se fortalecerá. Depois me conte ;) vou gostar de saber o quanto vocês estão felizes e brilhando juntos.

Eu sou Chiara Lins, Master Coach, Palestrante e RH, Especialista em Coaching executivo e comportamental.

Entre em contato comigo pelos canais:
Facebook Chiara Lins – Macaé Coaching  
Linkedin Chiara Lins 
E-mail: coachiaralins@gmail.com 

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.